Dirigindo com ciclistas: como fazer?

Dinamicar Pneus

 

O número de ciclistas cresce a cada dia no Brasil, assim como o número de ciclovias. Porém, a proporção entre os dois é bem diferente. Por isso, eles podem dividir espaço com os motoristas: a lei diz que os carros devem manter distância de um metro e meio (1,5m) dos ciclistas nas vias, inclusive durante a ultrapassagem.

Separamos o essencial para você não se colocar em risco, nem arriscar a vida dos ciclistas:

Sinalize sempre

O tempo de reação do ciclista é limitado, e a única proteção que ele tem contra machucados é o que pode usar no corpo (capacete, cotoveleiras e joelheiras). Por isso, movimentos bruscos em torno do ciclista podem causar acidentes sérios. Certifique-se que você fez sua parte e sinalize quando quiser mudar de faixa ou entrar em ruas.

Reduza na ultrapassagem

O Código Brasileiro de Trânsito determina que o motorista deve reduzir a velocidade quando ultrapassar bicicletas. Uma medida de segurança e cortesia.

Respeite o espaço

A bicicleta deve ficar no meio da faixa, não no canto. Mesmo sendo menor do que os menores carros existentes, ela é um veículo, assim como os carros e motos, e precisa ser tratada como tal. É por isso que deve ficar sempre na faixa da direita, onde transitam os veículos com velocidade mais baixa.

Na próxima vez que passar por um ciclista, coloque-se no lugar dele e avalie a sua própria conduta. E lembre-se: cada ciclista é um motorista a menos deixando as estradas mais livres para o seu carro! Você pode conferir outras dicas aqui, no blog da Dinamicar Pneus RJ, ou com as nossas equipes nas lojas espalhadas pelo Rio de Janeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *