Dicas e cuidados com os pneus do seu carro

imagem detalhe de pneu de carro manutenção | Dicas e cuidados com os pneus do seu carro

Os pneus do carro precisam ser conservados, por questão de segurança e estabilidade na direção. Quando os pneus ficam desgastados, o motorista logo percebe o veículo “puxando” para um dos lados. Este é apenas um dos problemas dos pneus irregulares, já que, em casos extremos, o motorista corre o risco de o pneu estourar, expondo todos os ocupantes do veículo a um possível acidente.

Para proteger você e sua família, e com o objetivo de preservar os pneus, aumentar a vida útil dos componentes e ajudar você a economizar, separamos as dicas e cuidados com os pneus do carro que consideramos essenciais. Confira!

Dicas de conservação para os pneus automotivos

As dicas e cuidados com os pneus do carro que separamos para você envolvem orientações de como você pode dirigir de modo a conservar melhor os pneus. Também estamos compartilhando outras informações muito úteis, que quebram alguns mitos referentes a como manter a qualidade dos pneus, suspensão, alinhamento e calibragem.

Suspensão precisa estar firme e não macia!

Entre as dicas e cuidados com os pneus do carro está um mito sobre a suspensão que precisa ser quebrado de uma vez por todas. Suspensão boa não é a suspensão macia; ao contrário: a suspensão precisa estar firme, pois só assim a estrutura é capaz de suportar os impactos diários causados pelo asfalto esburacado e repleto de obstáculos. Se estiver macia demais, algum componente pode estar com folga, e é bom dar uma olhada. Às vezes, pode ser preciso substituir o amortecedor. Leve o carro à Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, para que um mecânico dê uma olhada sem compromisso.

O alinhamento não é feito somente quando o carro passa em um grande buraco!

Muitos motoristas acreditam que o alinhamento deve ser feito somente quando o veículo sofre um impacto forte, normalmente porque passou em um buraco maior. Entre as dicas e cuidados com os pneus do carro, esta é muito importante. Guarde estes números: é preciso fazer o alinhamento a cada 10 mil km rodados em vias regulares e 5 mil km rodados em vias irregulares, com mais buracos, imperfeições e obstáculos.

Muito cuidado com os pneus recapados e remoldados

Se você preza pela segurança, precisa saber que os pneus recapados e remoldados ficam com sua estrutura original diferente. Uma das dicas e cuidados com os pneus do carro é trocar os pneus velhos por novos, de marcas confiáveis, que não tenham sofrido remontagem, colagens e tampouco sido emendados.

Na banda de rodagem do pneu, é possível ver o TWI, indicador que mostra que o pneu já passou do nível de segurança, está desgastado demais e precisa ser trocado. Se a altura já estiver ao nível da banda de rodagem, o pneu precisa ser substituído. Se você não conseguir encontrar este indicador, na loja de pneus da Dinamicar a equipe olha rapidamente e te mostra a condição do seu pneu.

Dirija com cuidado, isso conserva os pneus!

Uma das dicas e cuidados com os pneus do carro mais difíceis talvez esteja relacionada com o nosso comportamento no volante, já que a maneira como conduzimos o carro pode aumentar a durabilidade dos pneus. Frear bruscamente, acelerar “queimando” o pneu, mudar de direção repentinamente, entre outras formas de direção inadequadas, desgastam os pneus mais rapidamente.

Calibragem precisa ser na pressão adequada, não pode ser qualquer uma!

Muitos motoristas calibram os pneus do próprio carro sem colocar o nível de pressão adequado. Além de gastar mais combustível, os pneus calibrados de maneira incorreta interferem na segurança e nas condições de dirigibilidade, além de poder colocar o veículo em risco em caso de frenagens inesperadas, deixar o veículo descontrolado em pisos lisos ou molhados, entre outros problemas.

As dicas e cuidados com os pneus do carro aqui são calibrar o pneu sempre frio e seguir o nível de pressão indicado pelos fabricantes. Pneus calibrados corretamente se tornam mais resistentes e duráveis!

A última das dicas e cuidados com os pneus do carro é que, se você perceber que o pneu está ruim ou se estiver na dúvida se ele já está comprometido, procure imediatamente uma empresa especializada, como as lojas de pneus no Rio de Janeiro da Dinamicar! Suas lojas estão localizadas em: Botafogo, Duque de Caxias, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Maracanã, Nova Iguaçu, Recreio, Bonsucesso e Campo Grande. Faça contato e agende um atendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *