Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Dicas para dirigir na chuva

Se tem algo que é complicado na direção automotiva, pode-se dizer que dirigir na chuva é difícil até para os motoristas mais experientes. É necessário ter muita atenção, pois um grave acidente pode ser provocado por um pequeno deslize. Há algumas atitudes que ajudam a evitar uma tragédia na estrada molhada.

Dicas de como dirigir na chuva

Dirigir requer muita atenção. Mas, quando está chovendo, os cuidados devem ser redobrados. Isso porque a pista fica escorregadia e a visibilidade diminui. Evitar um acidente é fundamental para a segurança de todos que estão na estrada. Além disso, a concentração ao dirigir na chuva também pode preservar a vida útil do carro, já que, com altos níveis de água, ele pode sofrer danos. Veja, abaixo, algumas dicas que irão te ajudar a dirigir na chuva sem passar por sérios problemas.

Em caso de chuva intensa, estacione em local seguro

Se estiver com chuva normal ou forte, não há problema algum em seguir em frente, desde que mantenha a atenção. Mas, se perceber que ela está bem intensa, o ideal é estacionar em um lugar seguro e esperar até que diminua ou pare. Nesses casos, a visibilidade fica ainda pior e o para-brisa não é capaz de realizar a sua função por completo, já que a quantidade de água é excessiva. Além disso, se houver vento forte, não pare perto de árvores, placas ou qualquer coisa que possa cair sobre o automóvel.

Realize a manutenção do para-brisa

Independente de chuva fraca ou intensa, é necessário utilizar o limpador de para-brisa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir na chuva sem acioná-lo é uma infração grave. Mas, além de fazer uso dele, é fundamental realizar a manutenção, trocando as borrachas e a peça quando notar que é preciso. Um sinal disso, é quando as palhetas estiverem ressecadas.

Confira as condições dos pneus

Ao dirigir na chuva, a aderência ao solo não é a mesma de quando a superfície está seca. Por isso, é imprescindível verificar se os pneus estão em bom estado. Para isso, averigue se as ranhuras têm 1,6 mm de altura, no mínimo, por meio do TWI. TWI são pequenos indicadores que ficam na parte interna dos sulcos. Caso os pneus não estejam de acordo com essa condição, é necessário trocar as peças.

Mantenha os pneus calibrados

Quando os pneus estão com a pressão inferior ao indicado, os sulcos aproximam-se e a capacidade de escoamento é reduzida. Isso pode resultar em uma aquaplanagem, que é quando os pneus perdem a aderência ao solo e o carro desliza pela pista. Ao calibrar os pneus, evita-se esse risco.

Evite alagamento

Ao passar em ruas alagadas ou poças grandes de água, o motor pode sofrer danos. Por isso, evite ao máximo essa situação. Tente verificar se a água poderá atingir um nível acima da metade das rodas. Se analisar que essa é quantidade de água, não é recomendado passar pelo local.

Caso não tenha outra alternativa, engate a primeira marcha, acelere continuamente e não troque de marcha. Não tire o pé do acelerador durante o trajeto alagado. Isso evitará que a água chegue até o motor. Se, durante o caminho, o carro parar de funcionar, não tente ligá-lo novamente. Isso indica que o motor já foi afetado. Tentar ligar o carro fará com que o motor sugue mais água.

Manutenção automotiva evita riscos ao dirigir na chuva

Agora que você já conhece algumas dicas de atos que ajudam a dirigir na chuva, não precisa temer quando estiver na estrada com pista molhada. Somente siga os devidos cuidados. Ao precisar realizar a manutenção automotiva, como a troca do para-brisa, dos pneus ou do motor, conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Realizamos esses e outros serviços e vendemos as peças necessárias para que seu carro esteja sempre no melhor estado possível para não sofrer qualquer dano. Entre em contato!