Em estrada, todo cuidado com o carro é pouco. É preciso certificar-se que o carro está em bom estado de funcionamento. Para reduzir os problemas do automóvel durante a viagem, há uma série de medidas que devem ser tomadas, para melhor segurança.
Primeiro de tudo, é necessário checar os itens básicos como combustível, aparelhos de segurança/emergência (macaco, estepe, extintor de incêndio e a fins), faróis. Outros pontos também devem ser observados, como a calibragem correta, profundidade dos sulcos e qualquer dano na banda de rodagem (a parte que entra em contato com o chão quando roda) ou laterais. Geralmente usa-se velocidades maiores do que as registradas no trânsito urbano, além do já citado peso adicional no carro.
Recomenda-se que a calibragem seja feita com os pneus ainda frios, pois longos trechos percorridos aumentam a temperatura deles, expandindo o ar e seu interior, gerando uma medida incorreta ao serem calibrados. A calibragem muda de acordo com o veículo e o pneu. Geralmente, os valores corretos estão impressos nos manuais do carro ou em etiquetas localizadas nos porta-luvas, na parte interna das portas ou na tampa do tanque de combustível.
O melhor é calibrar os pneus no máximo a cada 15 dias, sempre quando estiverem frios, seguindo a pressão recomendada pelo fabricante do veículo. Uma boa calibragem garante uma boa estabilidade, além de ampliar a vida útil. O desgaste é outro detalhe que o motorista deve ficar atento. A falta de alinhamento ou problemas na suspensão e amortecedores são alguns destes indícios.