Alguns dos acidentes mais graves nas estradas, podem ser causados pela chuva. Uma simples camada de água na pista pode se formar entre os pneus e o solo fazendo com que o carro perca o contato com o chão e consequentemente possa deslizar sem controle algum do motorista. Geralmente a aquaplanagem pode ocorrer acima dos 50 km/h, porém, conforme o volume de água, pode interferir no controle do carro mesmo aos 30 km/h. Manter os pneus em boas condições ajuda a evitar esse imprevisto.
Nesse tipo de situação, o melhor a fazer, é tirar o pé do acelerador gradativamente. Procure não pisar na embreagem, é de extrema importância manter o veiculo engrenado, principalmente nessa situação. Não pise no freio nem vire o volante bruscamente. É importante manter o carro em linha reta. Ao perceber que o carro está perdendo o contato com o solo, alivie o pé do acelerador e vire suavemente a direção para direita e par esquerda até sentir que o contato com chão foi restabelecido.
A derrapagem também amedronta motoristas. Nos carros com tração nas rodas dianteiras a tendência é sair de frente, ir reto em uma curva, por exemplo. Se acontecer isso com você, não pise no freio, tire o pé do acelerador e gire o volante para dentro da curva com a intenção de retomar a trajetória da pista.
Quando os automóveis tem a tração nas rodas traseiras a parte dos fundos do carro escorrega para o lado de fora da curva. Nesse caso tire o pé do acelerador e gire o volante para o lado contrário da curva até que o automóvel recupere a trajetória e fique reto para a curva.
Lembre-se que qualquer carro pode sair de frente ou de traseira. Se for a frente que desgarrar vire o volante para a curva. Se for a traseira que desgarrar vire o volante para o lado contrário. Em qualquer condição retome a aceleração de forma gradativa.