Quando pensamos em adquirir um bem que já foi usado por outra pessoa, precisamos levar em conta alguns fatores que irão definir se a compra realmente valerá a pena. Na compra de um carro seminovo, algumas questões devem ser observadas como quilometragem, colisões e impostos atrasados. Quem está pensando em ir além e optar por um veículo usado blindado, deve redobrar os cuidados e pesquisar bastante antes de fechar a compra.
Cresce número de veículos blindados no Brasil
Circulam pelo Brasil uma média de 120 mil veículos blindados, e esse número não para de crescer. A cada ano, 10 mil novos veículos recebem algum tipo de blindagem. A crescente procura por veículos nessa categoria tem se intensificado devido aos altos índices de violência que assolam principalmente os grandes centros urbanos. Mas é preciso ter muito cuidado ao adquirir um carro blindado usado para que o investimento não se transforme em prejuízo.
Verifique a documentação do veículo antes de fechar a compra
Um dos perigos em comprar um carro blindado usado é que o novo comprador não terá a mínima ideia do que está por baixo da lataria. O veículo pode até ter uma boa aparência exterior, mas não tem como saber qual o tipo de material que foi aplicado para revestir a carenagem do automóvel. Por isso, é importante pesquisar bastante e comprar o seu veículo em uma agência ou concessionária de confiança.
Antes de fechar o negócio, procure saber com o atual dono qual empresa foi responsável pela blindagem, e se há algum problema na documentação. No Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) deverá constar a observação de que o carro passou por modificações de blindagem. Caso o documento não possua essas informações, o veículo poderá ser apreendido caso seja parado em uma blitz policial.
Exija o laudo técnico e o check-up da blindagem
Peça ao vendedor o laudo técnico e o check-up da blindagem, pois será de posse desses dados que você terá as informações sobre o material usado no reforço da lataria do automóvel e qual o calibre que a blindagem suporta. Após conseguir todas essas informações, leve o veículo em uma oficina mecânica de confiança, para que seja feita uma revisão geral para saber se todos os componentes da blindagem estão funcionando corretamente.
As películas do vidro não podem apresentar bolhas, descascados, manchas, ressecamentos, rachaduras ou trincas. Também é importante verificar as borrachas de vedação para evitar que ocorram infiltrações e que os vidros possam ser abertos com facilidade.
Loja de Pneus no Rio de Janeiro
Quando o carro recebe as placas de blindagem, dependendo do modelo do veículo, seu peso pode ultrapassar os 230 quilos. Por isso é fundamental que seja feita uma revisão de todo o sistema de suspensão, para chegar as condições dos amortecedores, molas e sistemas de freio. Na Dinamicar Pneus temos profissionais especializados na manutenção de veículos nacionais e importados. Visite a loja de pneus na Barra da Tijuca, uma das unidades Dinamicar Pneus, confie seu veículo aos melhores profissionais e comprove nossa qualidade.