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    Cuidado: andar com o tanque na reserva pode danificar o carro

    Para os motoristas que abastecem o veículo somente quando o tanque está na reserva, fica um alerta. Esta prática pode causar sérios danos nos componentes de injeção do veículo, além do risco de ocorrer uma pane seca. A pane seca é considerada uma infração de trânsito, e gera para o motorista infrator uma multa de R$ 85,13 e, perda de quatros pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O carro ainda pode ser rebocado, mesmo tendo um posto de combustível próximo. A pane seca é considerada uma infração, pois entende-se que o motorista estará obstruindo a via e interrompendo o fluxo dos outros veículos.
    Evite deixar que o veículo atinja a reserva
    Na grande maioria dos veículos, quando o ponteiro atinge a reserva, o combustível está entre 5 e 8 litros. A reserva nada mais é do que um aviso indicando que o veículo chegou a quantidade mínima de combustível considerada ideal pelo fabricante e necessita ser abastecido.
    Superaquecimento da bomba de combustível
    A bomba de combustível é a primeira peça a ser afetada por causa da pouca quantidade de combustível. Por ficar localizada no interior do tanque, a bomba necessita ficar totalmente submersa, pois o combustível auxilia no seu resfriamento. Com pouco combustível no tanque, a bomba pode superaquecer e queimar.
    A sujeira do combustível pode afetar todo o sistema de injeção
    Outro problema que também pode afetar o bom funcionamento da bomba de combustível é o acumulo de impurezas. A sujeira do combustível que fica depositada no fundo do tanque pode vir junto com o combustível e transferir essas impurezas para outras partes do sistema de injeção. As montadoras recomendam que o ideal é abastecer o veículo quando o ponteiro chegar a marca de ¼.
    Loja de pneus no Rio de Janeiro
    O sistema de injeção eletrônica é um dos mais importantes do veículo, necessitando de cuidados periódicos que garantam seu bom funcionamento e de seus componentes periféricos: velas, cabos, bobinas e bicos injetores. Manter uma rotina de revisão desses componentes previne que peças de maior valor sejam afetadas como sensores e centrais eletrônicas.

    Fique atento às especificações técnicas das revisões no manual do proprietário. Os bicos injetores devem ser limpos e vistoriados a cada 30 mil km. O acumulo de resíduos de combustível pode ocasionar o entupimento dessas peças e comprometer o funcionamento e o desempenho do veículo.

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