Hoje, falaremos sobre os cinco principais tipos de suspensão. Com essas informações, você tem tudo para acertar na escolha do tipo ideal para seu veículo. Confira o artigo e conheça tudo sobre cada um dos tipos!
Suspensão ativa
Diferente da suspensão passiva, a qual o movimento das rodas se comporta de acordo com a superfície do chão em que o carro estiver rodando, a suspensão ativa reage às imperfeições do solo, já que possui sensores que coletam dados da pista e enviam para atuadores, fazendo com que eles hajam de acordo com as imperfeições detectadas.
Esse modelo foi um pioneiro, já que foi o primeiro a utilizar um conjunto de atuadores que, separados, podem exercer movimentos independentes e aguentar variadas cargas de força.
Assim, esses atuadores são capazes de erguer ou abaixar o chassi de maneira isolada para cada roda do carro. Ou seja, o impacto no interior do veículo é reduzido.
Resumindo, a suspensão ativa corrige a movimentação do carro de acordo com as imperfeições da pista, como buracos ou desnivelamento, por exemplo.
Eixo rígido
Esse tipo de suspensão é considerado o mais antigo de todos, empregado até mesmo em carruagens, antes dos automóveis começarem a existir.
Fixadas no chassi, no eixo rígido, as rodas esquerdas e direitas são ligadas em um único eixo. Assim, o movimento de um dos lados afeta o outro (por exemplo, o da esquerda afeta o da direita), deixando mais fácil a perda de contato com a estrada.
Seu custo de produção é barato e resistente, porém é mais recomendado para carros off road e de modelos militares.
MacPherson
O que se comenta sobre esse tipo de suspensão é que ele foi idealizado em 1920, antes de receber esse nome, quando a Fiat fez o registro de uma patente para um novo modelo de suspensão, no qual o amortecedor teria seu papel principal no funcionamento.
Porém, foi na década de 40 que a criação ocorreu, tendo como primeiro carro a usá-la um Ford Vedette.
Apesar de poder ser usada na parte dianteira ou traseira, é mais comum vê-la somente na parte dianteira. Este é um tipo de suspensão independente. Ou seja, se a roda passar por um desnivelamento, só ela será deslocada, não modificando o posicionamento da roda oposta.
Sua construção é simples, usando molas helicoidais, fixadas por um mancal na parte de cima e em uma parte transversal na parte de baixo. Esse tipo de suspensão ocupa menos espaço e deixa o veículo mais leve.
Uma curiosidade é que esse tipo de suspensão é o mais usado nos carros de passeio.
Triângulo duplo
Conhecido também como Duplo A, esse tipo de suspensão também é independente. Possuindo duas formas de braço no formato da letra V, sendo um superior e o outro inferior, ela faz lembrar um triângulo, por isso a origem do nome.
Por ser bastante rígida, ela é a melhor para controlar a estabilidade. Por ser consoante com a forma dos braços, é possível fazer várias alterações no alinhamento durante a aceleração.
Seu calcanhar de Aquiles é a construção, que envolve muitas peças e a necessidade de um espaço muito grande para a instalação.
Multilink
Inspirada no triângulo duplo, a suspensão Multilink é mais avançada e é um dos melhores tipos de suspensão para quem quer ter o controle máximo sobre seu veículo. Ao invés de dois braços, esta faz uso de três ou mais, diferenciando-se, assim, da sua inspiração.
Por possuir mais braços, a Multilink se adapta fácil e rapidamente às irregularidades do solo, garantindo sempre o maior contato de superfície dos pneus com o chão, aumentando os níveis de segurança.
Deixe sempre a manutenção da sua suspensão em dia
Apresentamos aqui alguns dos tipos de suspensão mais famosos. Independente de qual seja o do seu carro, é fundamental fazer a manutenção da suspensão automotiva. Na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, você encontrará os melhores serviços de suspensão do estado! Contamos com diversas lojas e profissionais especializados prontos para atender você. Agende sua visita e venha conhecer a gente!