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    Conheça o primeiro carro autônomo autorizado a circular, o Nuro R2

    Você já pensou em um carro que funciona sem motorista? O Nuro R2 foi permitido, pelas autoridades dos EUA, a ser o primeiro carro autônomo a circular pelas ruas americanas sem que um ser humano faça a supervisão do veículo. Isso, sem dúvidas, é uma grande evolução.

    No caso do carro autônomo Nuro R2, o veículo será usado basicamente para entregas e está autorizado a entrar em circulação sem levar passageiros. Por isso, o veículo não precisa apresentar vários componentes de segurança que são obrigatórios nos modelos tradicionais.

    Entenda o que é um carro autônomo

    O carro autônomo funciona sem que um ser humano precise supervisionar sua operação e coordenar sua direção pessoalmente. O modelo autorizado a circular nos EUA foi fabricado por uma empresa do Vale do Silício, que atua no setor de robótica, chamada Nuro.

    Como faz entregas e opera de maneira autônoma, o carro Nuro R2 é bem diferente, pois não tem pedal de freio, volante, retrovisor, limpador de para-brisas e outros itens que são necessários apenas em carros conduzidos por seres humanos e não por computadores.

    Existem algumas limitações e regras para a permissão do Nuro R2 realizar entregas nos EUA, tais como circular em velocidade máxima de 40 km/h.

    Para atender a legislação dos americanos e conseguir colocar o Nuro R2 em circulação, a empresa preparou um sistema de controle remoto para os veículos. Sendo assim, caso seja necessário, um controlador humano pode assumir o comando do carro autônomo à distância, se algo sair do controle, por questão de segurança e para evitar acidentes.

    Essa foi uma condição imposta pelas autoridades do país antes de liberar o veículo de entregas sem os equipamentos de segurança comuns nos carros convencionais.

    Autoridades estão mais sensíveis às mudanças tecnológicas

    A liberação do carro autônomo para entregas nos EUA mostrou que existe um movimento positivo das autoridades para entender como funciona a tecnologia e liberar o uso de carros robóticos sem supervisão humana.

    O primeiro protótipo de carro autônomo do Google era, de certa forma, parecido tecnologicamente com o Nuro R2: não tinha pedais de freio, volante, acelerador e outros itens dos carros comuns.

    As autoridades, na época, impediram o carro de circular pelas ruas, alegando que era perigoso um carro transitar sem o controle direto do ser humano. A exigência era que uma pessoa estivesse dentro do veículo para fazer a supervisão do funcionamento do carro autônomo, o que acabou atrapalhando a continuidade do projeto.

    Depois que o carro autônomo Nuro R2 foi liberado pelas autoridades, é natural que outras empresas apresentem seus protótipos em breve.

    Onde o Nuro R2 será testado nos EUA?

    A liberação do carro autônomo Nuro R2 está restrita para transporte de cargas no Texas, mais precisamente em Houston. Por lá, a Nuro já mantém um modelo Prius adaptado para condução autônoma.

    Mesmo com a liberação, a Nuro ainda deve apresentar relatórios constantes para as autoridades dos EUA, mostrar para a comunidade local quais são os resultados dos testes e manter reuniões periódicas com as agências de controle para oferecer dados confiáveis sobre o desempenho do carro autônomo. Caso contrário, a permissão temporária pode ser suspensa.

    Os testes devem ser feitos com 100 modelos de Nuro R2 para entregas. Segundo a empresa de robótica, a autorização do governo americano existe para um número bem maior de carros autônomos: são 2.500 unidades aprovadas para circularem nas ruas do país!

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