Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Conheça os sintomas de embreagem com problemas

    Para manter o carro funcionando corretamente, é ideal fazer a manutenção preventiva e corretiva da embreagem, e de outros sistemas que compõem a parte mecânica do veículo. Caso contrário, alguns sintomas da embreagem com problemas podem servir de alerta para o proprietário.

    No caso de problemas na embreagem, antes de ficar com o veículo quebrado, é possível observar alguns sinais, desde os mais simples até os mais evidentes neste conjunto mecânico fundamental para o carro, que tem a função de promover a alteração das engrenagens do motor, de forma organizada e sem atritos, conforme a rotação. Confira alguns sintomas de embreagem com problema e avalie as condições do seu veículo!

    Barulho na embreagem

    Um dos sinais mais claros de problemas na embreagem é o barulho quando o motorista está trocando as marchas. O ruído ao trocar de marcha acontece porque há contato direto de ferro com ferro. O condutor pode estar fazendo tudo corretamente, mesmo pisando fundo no pedal, que o atrito continua acontecendo. Isso é sinal de que a abertura do conjunto não está ocorrendo de forma adequada.

    Ao perceber qualquer barulho estranho na embreagem, o motorista deve buscar uma manutenção automotiva.

    Quando o carro está se movimentando de forma rápida demais

    Um dos problemas mais comuns da embreagem é a falta de regulagem. Se isso acontecer, os problemas na embreagem costumam ser descontrole e desconforto na hora de dirigir. Os motivos podem ser presença de ar no sistema hidráulico ou cabo de embreagem desregulado. Caso isso ocorra, é preciso fazer uma revisão do sistema, para providenciar o ajuste dos componentes.

    Trepidação na hora de sair com o carro

    Se na hora de sair com o carro, o veículo começa a trepidar, pode ser necessário fazer a manutenção na embreagem. Nesse caso, o platô ou o disco pode estar empenado, gerando a irregularidade no funcionamento do sistema.

    O pedal está firme demais

    Quando o pedal da embreagem está muito pesado, isso pode ser um sinal de problema. Normalmente, isso acontece quando as peças estão desgastadas, principalmente os componentes do platô, como as molas. Nesses casos, após a revisão mecânica em uma oficina especializada, como a loja de pneus no Rio de JaneiroDinamicar, as peças estragadas devem ser substituídas.

    Quando o curso da embreagem está incorreto

    Um dos principais sintomas de embreagem com problema é a alteração no curso do sistema. O motorista pode perceber isso quando estiver engatado, saindo com o veículo, e perceber que o carro somente se movimenta com o pedal muito elevado, quase na hora de tirar o pé, indicando desgaste de peças. Em sistemas de embreagens normais, o carro inicia seu movimento quando o pedal está na metade do curso.

    Se o veículo estiver patinando, pode ser problema na embreagem

    Alterações na embreagem podem deixar o veículo fraco, sem força suficiente para subir morros e ladeiras. Se não estiver queimada, a embreagem pode estar apenas desgastada. Normalmente, o motorista percebe aquele cheiro de queimado, por causa do amianto.

    Dicas para perceber problemas na embreagem

    Antes de ir para a oficina, você mesmo pode fazer algumas verificações no sistema de embreagem. Ande com o carro em um local tranquilo, troque todas as marchas, inclusive utilize a ré e tente perceber algum ruído diferente, se está “arranhando”.

    Se ficar na dúvida, leve o veículo até a Dinamicar, loja de pneus no Rio de Janeiro, que também é especializada em serviços mecânicos. Os profissionais podem trocar componentes como disco, platô, atuador, óleo hidráulico, ou apenas fazer a regulagem. Realizar o serviço em uma empresa profissional é muito importante, além de utilizar peças originais, preparadas para suportar pelo menos 50 mil km rodados.