Hoje em dia, se uma empresa quer se manter no mercado a longo prazo, precisa investir em inovação. No meio automobilístico, essa atitude é especialmente importante, pois os modelos dos veículos são atualizados todos os anos, e a tecnologia tem, cada vez mais, influência no sucesso desses lançamentos.
A Goodyear é um grande exemplo de empresa que não fica para trás no quesito inovação. Uma prova disso é que a Goodyear está prestes a ampliar o seu projeto de inovação em nível mundial.
É um grande passo da empresa rumo a um mercado mais inovador e competitivo. Afinal, quanto mais investimento em inovação uma empresa faz, mais competitiva ela se torna.
Os grandes planos de inovação da Goodyear
A Goodyear está muito perto de colocar em prática o seu projeto de inovação em nível global. Isso vai acontecer graças à inclusão da MCity em seus planos.
A MCity é uma iniciativa público-privada que é liderada pela famosa Universidade de Michigan. Essa parceria tem o objetivo de inovar nos modelos de carros conectados e automatizados.
A iniciativa está estreitamente ligada à tecnologia dos novos tempos. Com esse olhar para o futuro, a Goodyear dá um passo a frente no mercado.
A Universidade de Michigan, que já tem mais de um século de existência, tem bastante experiência com esse tipo de Pesquisa e Inovação. Ou seja, tem muito a contribuir com a Goodyear em seus planos futuros para inovar no mercado automotivo.
Com a parceria firmada, a Goodyear já anunciou os seus planos de levar para o Centro de Testes da MCity veículos elétricos e automatizados para que eles sejam testados em todos os níveis.
A ideia é desenvolver pneus inteligentes para esse modelo de veículo, bem como a aplicação de sensores. Com isso, pretende-se aprimorar as funções na gestão dos pneus fabricados para estrada, adaptando-os aos veículos e aos interesses do consumidor.
Sobre o centro de testes
Poucas pessoas sabem, mas o Centro de Testes da MCity é um espaço voltado especialmente para testes de tecnologias que tenham autonomia e conectividade como princípios, como é o caso dos veículos modernos.
Até o momento, a Goodyear é a única empresa do mercado fabricante de pneus que se interessou em fechar uma parceria com o Centro de Testes. Isso reforça o interesse da empresa em oferecer inovação para o mercado de pneus. Afinal, a qualidade de um veículo também depende da qualidade dos seus pneus.
Além da empresa de pneus, outras empresas como construtoras de automóveis, produtoras de chips e hardwares, empresas de seguro, de design avançado e de sistemas integrados de transporte também estão na ativa, trabalhando em parceria com o Centro de Testes da MCity.
Ao todo, são aproximadamente 60 empresas que estão em ação conjunta com o centro de testes liderado pela Universidade de Michigan.
Perspectivas futuras
Os carros conectados e automatizados são uma realidade que vamos vivenciar mais de perto em um futuro próximo.
Logo, a Goodyear não poderia ter tomado melhor decisão. Afinal, as empresas precisam não apenas se antecipar às novidades do mercado no qual atuam, como também ajudar a construí-las.
Segundo o que anunciou a própria Goodyear, a parceria com o Centro de Testes da MCity é mais um complemento que vem favorecer seus planos de inovação, que já conta com centros de inovação, de testes e de desenvolvimento de pneus em todo o mundo.
O projeto ambicioso da Goodyear é admirável e vem contribuir com um mercado que só tem a crescer: o mercado dos carros conectados e automatizados.