Para se proporcionar um bom ângulo direcional, os veículos são projetados para oferecer uma boa experiência de direção, que seja fácil de controlar, manobrar e sobretudo manter o carro em linha reta na estrada, proporcionando contato uniforme dos pneus com a estrada, evitando desgaste excessivo.
Manter uma boa direção do veículo na estrada é fundamental, para segurança e para preservação das peças do sistema de estabilidade do automóvel. Em relação às rodas é fundamental manter o alinhamento adequado de Camber e de Caster.
Saiba o que é Camber
Há três tipos de ângulo de cambagem
Ângulo Nulo
Ângulo Positivo
Ângulo Negativo
O ângulo Camber
Consiste na inclinação das rodas do veículo levando-se em consideração o plano horizontal do eixo. A cambagem é negativa, quando a parte superior das rodas se inclina para dentro, deixando a parte de cima dos pneus mais próximas uma da outra. E positiva, quando as rodas ficam mais próximas umas das outras na parte de baixo, onde tocam o solo.
A cambagem, se excedida, pode gerar desgaste além do normal da banda de rodagem e do ombro do pneu. Se a cambagem é positiva, desgasta a parte externa do pneu; se negativa, o desgaste maior é na parte interna. O ideal é manter-se no ângulo nulo.
O ângulo Caster
O ângulo de caster é definido com base na linha vertical que passa pelo centro da roda do carro, adotando o ponto de vista do perfil. O ângulo de caster é determinado logo no projeto do veículo, e, ao contrário do ângulo de camber, não sofre alteração durante toda vida útil do veículo.
O ângulo de caster é o responsável pela segurança e estabilidade da direção, o que permite dirigir em linha reta com o mínimo de esforço. No entanto, se o ângulo de caster estiver além do normal, a direção torna-se mais pesada.
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