Muitas pessoas têm a impressão de que o carro gasta mais combustível quando o tanque está abaixo do meio. Será que esse pensamento procede?
O fato é que isso não passa de uma sensação. Por conta do tanque de gasolina não ser completamente uniforme, a relação entre o mostrador do consumo com a quantidade de gasolina existente no tanque não é 100% exata.
Isso significa que quando alguns veículos marcam meio tanque, na verdade podem estar com um pouco menos da metade. O motorista, portanto, acaba tendo a sensação de que gastou mais na primeira metade do tanque.
Veículos modernos
Algumas pessoas acreditam ainda que os carros mais modernos consomem mais combustível, o que também é um pensamento equivocado. Os veículos mais modernos possuem um sistema de injeção muito mais apurado, já que calculam de forma mais correta a quantidade necessária de combustível para manter o carro em funcionamento.
Outro ponto importante é lembrar que dependendo da umidade e da densidade do ar, o consumo de combustível pode sim variar.
Manutenção no carro pode ajudar a reduzir o consumo de gasolina
Se mesmo sabendo de todas essas curiosidades você ainda acredita que seu carro gaste muita gasolina, o problema pode estar na manutenção. Existem diversas peças que necessitam ser trocadas e podem influenciar diretamente no consumo do automóvel.
Velas, filtros, pneus, escapamento e até embreagem e freios devem ser vistoriados a fim de evitar qualquer tipo de problemas com gastos de gasolina e vida útil do veículo, de maneira geral. Conte com a Dinamicar Pneus na hora de fazer sua manutenção.