O óleo lubrificante é fundamental para lubrificar as peças internas do motor, diminuindo o atrito e adequando sua temperatura. Caso seu veículo esteja com vazamento de óleo, é sinal de que alguma coisa está errada, sendo necessária uma verificação de todo sistema de mangueiras do motor. Esse tipo de problema é muito perigoso, pois a falta do lubrificante pode acarretar na quebra de vários componentes importantes, causando sérios danos.
Sinal de que o seu carro está perdendo óleo
Quando você tira o seu carro da garagem e nota uma mancha de óleo no chão, é o primeiro sinal de que há algo de errado. O vazamento pode ter diversas causas, por isso é necessário ir imediatamente ao mecânico para avaliar por onde está ocorrendo a passagem do lubrificante.
Principais causas de vazamento de óleo do motor
Excesso de óleo no motor
Junta do cabeçote desgastada
Retentores com problema
Cárter defeituoso
Onde começa o vazamento de óleo do motor
De acordo com os principais fabricantes de veículos, o vazamento de óleo não começa pelos retentores. Caso seja necessário fazer a troca de algum retentor, será necessário fazer uma revisão sistêmica para saber a causa completa que levou ao vazamento.
Fatores que provocam o vazamento de óleo
Na maioria das vezes o vazamento de óleo do motor é provocado pelo próprio motorista, portanto o proprietário do veículo deve ter o cuidado de manter o lubrificante sempre no nível correto, entre o mínimo e máximo da vareta. O excesso de lubrificante no motor ocorre quando se verifica o nível com o motor quente. Verificar o óleo com o motor quente dá a falsa impressão de que será necessário completar o com mais óleo. Para evitar que ocorram erros desse tipo, verifique o nível do óleo com o carro em uma superfície plana, com o motor frio, no mínimo após 10 minutos de ser desligado.
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Verifique o nível do óleo uma vez por semana, e caso seja percebida uma grande perda em um curto espaço de tempo, complete e procure imediatamente uma oficina especializada. Verifique após a revisão se o tampão do cárter está bem apertado, nessa situação o reparo é bem simples basta trocar apenas o “bujão” do cárter e o anel.
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