A embreagem é uma das peças mais importantes, afinal, é ela quem permite a evolução em velocidade do carro. Sem a embreagem, não haveria a possibilidade de trocar as marchas, de frear sem apagar o motor e não teria como ter uma saída suave quando o carro está parado. O motor tem muito mais força na saída da inércia, e é a embreagem quem controla essa potência em relação à tração e ao torque.
Quando esse mecanismo falha, é possível identificar com alguma facilidade. Afinal, as marchas passam a não serem trocadas com facilidade, já que o mecanismo serve como intermediário entre o motor e o câmbio. Nos sistemas manuais, para a troca ser efetuada, é preciso que haja o desengate do motor ao câmbio que é promovido pela embreagem.
Outra questão muito importante em relação ao componente é quando a embreagem passa a deslizar. Nesse caso, o mecanismo passa a não engatar motor e câmbio de maneira eficiente e o que ocorre é o acionamento do acelerador sem resposta do motor. O motorista acelera, o motor sobe o giro de maneira repentina e não há a tração necessária para movimentar o carro. Nesse momento, em alguns carros, principalmente os que possuem cabos de embreagem, o pedal tende a ficar mais baixo, e, se nada for feito, perderá suas funções.
O desgaste da embreagem também tem outro sintoma. Ao soltar o pedal, o motorista sente vibração, até o momento em que for totalmente desengatada. Esse é um indicativo de disco de embreagem empenado, sendo necessária a troca. Problemas na embreagem são detectáveis com facilidade, uma vez que o contato do disco causa cheiro de queimado.
Como evitar danos precoces ao sistema de embreagem
Um dos métodos mais eficazes é evitar o uso do equipamento. Muitos motoristas têm o hábito de acionar a embreagem para frear, mesmo em velocidade. Quando isso é feito, o disco é acionado em velocidade, aumentado seu desgaste. Da mesma maneira, o uso de peso excessivo no automóvel causa desgaste maior do sistema. Procure respeitar o limite de peso para o uso do carro.
O mais comum dos erros cometidos pelos motoristas é, sem dúvida, o repouso dos pés nos pedais enquanto o carro está em movimento. Ao repousar o pé sobre o pedal, ele está, mesmo sem querer, acionando o sistema de maneira inadequada. Evite isso. É mais seguro e eficaz para todo o sistema, inclusive reduzindo o gasto de combustível.
Na Dinamicar Pneus seu carro recebe os cuidados necessários
A Dinamicar Pneus é uma empresa comprometida com a manutenção do seu automóvel e oferece além dos serviços relacionados a pneus, outros que permitem que seu carro esteja sempre pronto para passeios, viagens e trabalho. Passe em uma de nossas lojas e confira a nossa infraestrutura e os nossos serviços especializados.
Como identificar problemas na embreagem
