Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Como fazer uma revisão automotiva no RJ e deixar o carro pronto para curtir a última semana das férias de julho

revisão automotiva

Já estamos na metade do mês das férias, mas há sempre um tempinho para os especialistas em planejamento de última hora, certo? É o seu caso? Então prepare-se para aproveitar o finalzinho de julho com a família ou com os amigos, cair na estrada e curtir o inverno em diferentes destinos! Mas lembre-se: não é porque você vai viajar na última semana que só deve se preocupar em fazer as malas e sair correndo, é preciso tomar algumas precauções, como por exemplo fazer uma revisão automotiva! 

A segurança deve sempre vir em primeiro lugar, por isso, antes de viajar, é preciso tomar alguns cuidados para curtir o restinho de férias de forma tranquila. E para te ajudar nessa tarefa, nós, da Dinamicar, o maior autocenter no Rio de Janeiro, preparamos uma lista com 10 dicas para quem vai viajar, incluindo itens essenciais para serem verificados na revisão do seu carro. Confira! Afinal, você não quer passar por imprevistos ou transtornos no meio do caminho, quer?

1. Planeje o trajeto

Um cuidado muito importante antes de viajar é planejar o trajeto que você vai fazer até o seu destino final. Pesquise sobre as condições das estradas, os pedágios, os postos de combustível, as áreas de descanso e as possíveis rotas alternativas. Assim, você evita surpresas desagradáveis pelo caminho e pode se programar melhor para fazer paradas regulares.

2. Prepare-se física e psicologicamente

Dirigir na estrada exige atenção e concentração do motorista. Por isso, antes de pensar em preparar seu carro com uma revisão automotiva, é importante fazer uma “revisão” em você mesmo! Ou seja, verificar se está bem disposto física e psicologicamente para a viagem. Durma bem na noite anterior, não consuma bebidas alcoólicas, evite medicamentos que causem sonolência e separe alimentos leves e água para se hidratar. Se sentir cansaço ou sono, pare em um local seguro e descanse.

3. Respeite as leis de trânsito

Respeitar as leis de trânsito é fundamental para garantir a sua segurança e a dos demais usuários da estrada. Por isso, use sempre o cinto de segurança, respeite os limites de velocidade, não faça ultrapassagens proibidas ou arriscadas, não pare no acostamento (a não ser em casos de emergência), não use o celular ao volante e mantenha uma distância segura do veículo da frente.

4. Verifique os freios

Os freios são muito exigidos na estrada, principalmente em trechos com serra, curvas e ultrapassagens. Por isso, é fundamental que eles estejam em boas condições de funcionamento. Peça para o profissional, no momento da revisão automotiva, avaliar as pastilhas, os discos, o fluido e qualquer outro componente relacionado à frenagem do carro. Se for necessário, faça a troca ou ajuste antes de viajar.

Saiba mais por que é tão importante, e a hora certa de agendar a manutenção no sistema de freios.

5. Cheque os pneus

Os pneus são responsáveis pela estabilidade e aderência do carro na pista, além de influenciarem na frenagem e no consumo de combustível. Portanto, é importante verificar se eles estão bem calibrados (inclusive o estepe), se não estão muito desgastados ou com bolhas e se precisam de alinhamento ou balanceamento. Lembre-se também de verificar o estado das rodas e dos parafusos.

Para saber mais sobre o assunto, confira a descrição detalhada sobre alinhamento, balanceamento, camber e caster.

6. Confira a parte elétrica

A parte elétrica do carro envolve itens essenciais para a segurança e a visibilidade na estrada, como as lanternas, os faróis, as luzes de ré, as setas e o pisca-alerta. Peça para alguém te ajudar e confira se todos esses itens estão funcionando corretamente. Se alguma lâmpada estiver queimada ou fraca, faça a troca antes de viajar. Além disso, verifique também a bateria e o alternador do carro para evitar uma pane elétrica.

Saiba quais são os principais problemas na parte elétrica dos veículos e aprenda maneiras de prevenir esses danos. 

7. Observe o nível e a validade dos fluidos

Os fluidos são essenciais para o bom funcionamento e a lubrificação do carro. Por isso, antes de viajar, verifique o nível e a validade do óleo do motor, do líquido de arrefecimento, do óleo da transmissão, do fluido de freio, da direção hidráulica e da embreagem. Se algum deles estiver abaixo do recomendado ou próximo da data de troca, faça a substituição antes de pegar a estrada.

Para quem procura promoção de troca de óleo RJ e quer fazer apenas a substituição do fluido do seu carro, temos as melhores marcas de óleo com parcelamento em até 12x sem juros. Venha para Dinamicar mais próxima e aproveite!

8. Verifique o sistema de limpeza dos vidros

O sistema de limpeza dos vidros é importante para garantir a visibilidade na estrada, especialmente em dias chuvosos ou com neblina. Por isso, verifique se os limpadores de para-brisa estão em boas condições e se as palhetas não estão ressecadas ou danificadas. Além disso, confira se o reservatório de água está cheio e se o esguicho está funcionando bem.

Para saber mais sobre o cuidados com limpadores de para-brisas, confira este artigo. 

9. Faça uma revisão automotiva detalhada 

Além dos itens citados acima, como já recomendamos, o recomendável é fazer uma revisão automotiva detalhada antes de viajar nas férias de julho. Isso inclui verificar o estado das velas, dos cabos, das correias, dos filtros, dos amortecedores e das molas. Por isso, procure sempre um profissional qualificado para fazer essa avaliação e realizar os reparos necessários.

Faça sua revisão automotiva no RJ em apenas um dia na Dinamicar! 

10. Conte com uma empresa de confiança para cuidar do seu carro

Por último, mas não menos importante, conte com uma empresa de confiança para cuidar do seu carro antes e depois da viagem. A Dinamicar Pneus é uma autocenter e loja de pneus no Rio de Janeiro que oferece serviços de qualidade e produtos de primeira linha para o seu veículo. Aqui, você encontra pneus, rodas, baterias, acessórios e serviços de mecânica em geral. Além disso, você conta com um atendimento personalizado e um ambiente confortável e seguro.

Então, se você vai viajar na última semana das férias de julho e precisa revisar o seu carro, venha para a Dinamicar! Temos mais de 9 lojas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro e uma equipe de profissionais capacitada para atender você. Aproveite também para conferir as nossas promoções e condições especiais de pagamento. Entre em contato conosco!