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    Como fazer uma boa calibragem dos pneus do carro?

    OK, você sabe que precisa ter uma atenção especial com os pneus do carro periodicamente. Mas você sabe como fazer uma boa calibragem dos pneus? Aqui, vamos te explicar o passo a passo simples para não errar.

    Lembre-se de que essa é uma tarefa contínua. Não importa se você tem um carro novo ou velho. A verdade é que todos os carros precisam de regularidade e precisão na hora da calibragem dos pneus.

    Cheguei ao local de calibragem. Coloco 28 ou 30 libras?

    A primeira dica é observar o manual do veículo. Há carros nos quais esses números também aparecem escritos próximos ao motor. Mas o ideal é ter o manual em mãos. Com ele, você vai observar qual é a quantidade de libras correta para a boa calibragem.

    Posso colocar algumas libras acima?

    Não. O ideal é respeitar o que está discriminado no manual do veículo. Lembrando que o pneu com a pressão abaixo da recomendada tem maior atrito com o asfalto. Isso aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.

    Quando você calibra um valor acima, aumenta o desgaste do pneu e também aumenta os danos aos amortecedores. A sensação nesses casos é de ficar pulando dentro do veículo a cada pequena lombada encontrada durante o percurso.

    Outros números interessantes sobre uma calibragem acima ou abaixo do que é requisitado pelo manual do veículo: pneus murchos podem gastar até 20% a mais combustível. E mais: baixa ou alta calibragem exige uma distância de frenagem superior em relação ao carro da frente. Ou seja, é maior o risco de acidentes.

    Boa calibragem é todo dia?

    Não. O ideal é você calibrar os pneus semanalmente ou, no máximo, de 15 em 15 dias. Essa regularidade é importante, inclusive para o estepe. A regra de colocar duas libras acima nos pneus de estepe é válida porque a expectativa é que você não utilize aquele pneu no exato dia.

    Calibragem dos pneus quentes?

    É importante calibrar os pneus enquanto eles ainda estiverem frios. Ou seja, calibre os pneus assim que sair de casa, rodando no máximo três quilômetros até o local onde será calibrado o pneu. Se você calibrar os pneus quentes, terá problemas.

    Cheguei ao local de calibragem, e agora?

    Você vai, primeiramente, retirar o pino do primeiro pneu a ser calibrado. Guarde-o com cuidado para depois colocá-lo novamente. Então você vai até a máquina de calibragem e coloca o número de libras desejado. Por exemplo: 28 libras. Confira o número e então insira a mangueira da calibragem em seu pneu. Aí é só contar alguns segundos até ouvir o apito sonoro, indicando que o pneu já está calibrado.

    Na sequência, basta colocar o pino de volta ao lugar e seguir para o próximo pneu. Trata-se do mesmo processo que realizamos para encher pneus de bicicletas, por exemplo. Uma curiosidade aqui é que, caso você não tenha o costume de calibrar os pneus regularmente, vai perceber que o tempo para encher e ouvir o apito sonoro será maior. Isso porque, claro, o pneu estará mais murcho e o processo de encher será mais demorado.

    Casos específicos

    O manual do veículo também explica casos específicos. Por exemplo: vou viajar com o porta-malas cheio, em um peso X, portanto a recomendação para a calibragem será diferenciada. Todos os detalhes estão no manual do veículo.

    Lembrando que pneus carecas resultam em infração gravíssima, com multa e 7 pontos na carteira. Se você estiver sem o estepe no carro, a infração é grave. Fuja dessas ciladas!

    Procure a Dinamicar

    Dúvidas sobre a manutenção dos pneus ou qualquer outro assunto relacionado a pneus? Então, procure a Dinamicar, loja de pneu no Rio de Janeiro, com atendimento online através do site e das redes sociais disponíveis. Faça já contato!