OK, você sabe que precisa ter uma atenção especial com os pneus do carro periodicamente. Mas você sabe como fazer uma boa calibragem dos pneus? Aqui, vamos te explicar o passo a passo simples para não errar.
Lembre-se de que essa é uma tarefa contínua. Não importa se você tem um carro novo ou velho. A verdade é que todos os carros precisam de regularidade e precisão na hora da calibragem dos pneus.
Cheguei ao local de calibragem. Coloco 28 ou 30 libras?
A primeira dica é observar o manual do veículo. Há carros nos quais esses números também aparecem escritos próximos ao motor. Mas o ideal é ter o manual em mãos. Com ele, você vai observar qual é a quantidade de libras correta para a boa calibragem.
Posso colocar algumas libras acima?
Não. O ideal é respeitar o que está discriminado no manual do veículo. Lembrando que o pneu com a pressão abaixo da recomendada tem maior atrito com o asfalto. Isso aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus.
Quando você calibra um valor acima, aumenta o desgaste do pneu e também aumenta os danos aos amortecedores. A sensação nesses casos é de ficar pulando dentro do veículo a cada pequena lombada encontrada durante o percurso.
Outros números interessantes sobre uma calibragem acima ou abaixo do que é requisitado pelo manual do veículo: pneus murchos podem gastar até 20% a mais combustível. E mais: baixa ou alta calibragem exige uma distância de frenagem superior em relação ao carro da frente. Ou seja, é maior o risco de acidentes.
Boa calibragem é todo dia?
Não. O ideal é você calibrar os pneus semanalmente ou, no máximo, de 15 em 15 dias. Essa regularidade é importante, inclusive para o estepe. A regra de colocar duas libras acima nos pneus de estepe é válida porque a expectativa é que você não utilize aquele pneu no exato dia.
Calibragem dos pneus quentes?
É importante calibrar os pneus enquanto eles ainda estiverem frios. Ou seja, calibre os pneus assim que sair de casa, rodando no máximo três quilômetros até o local onde será calibrado o pneu. Se você calibrar os pneus quentes, terá problemas.
Cheguei ao local de calibragem, e agora?
Você vai, primeiramente, retirar o pino do primeiro pneu a ser calibrado. Guarde-o com cuidado para depois colocá-lo novamente. Então você vai até a máquina de calibragem e coloca o número de libras desejado. Por exemplo: 28 libras. Confira o número e então insira a mangueira da calibragem em seu pneu. Aí é só contar alguns segundos até ouvir o apito sonoro, indicando que o pneu já está calibrado.
Na sequência, basta colocar o pino de volta ao lugar e seguir para o próximo pneu. Trata-se do mesmo processo que realizamos para encher pneus de bicicletas, por exemplo. Uma curiosidade aqui é que, caso você não tenha o costume de calibrar os pneus regularmente, vai perceber que o tempo para encher e ouvir o apito sonoro será maior. Isso porque, claro, o pneu estará mais murcho e o processo de encher será mais demorado.
Casos específicos
O manual do veículo também explica casos específicos. Por exemplo: vou viajar com o porta-malas cheio, em um peso X, portanto a recomendação para a calibragem será diferenciada. Todos os detalhes estão no manual do veículo.
Lembrando que pneus carecas resultam em infração gravíssima, com multa e 7 pontos na carteira. Se você estiver sem o estepe no carro, a infração é grave. Fuja dessas ciladas!
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