Ela é o início do funcionamento de qualquer carro. É por energia gerada pela bateria que o motor de arranque tem a capacidade de gerar movimento para o motor principal. Assim, sua capacidade de armazenar energia deve ser constante e intensa. Sem a bateria automotiva, o desenvolvimento tecnológico dos carros teria sido bem menor do que é hoje.
Placas negativas e positivas
São conhecidas pelo nome técnico de cátodos e ânodos, respectivamente, e são constituídas de chumbo em sua essência. As positivas têm a capacidade em se transformar em dióxido de chumbo enquanto as negativas se transformam em chumbo esponjoso. A carga será armazenada nessas placas.
Separadores
São materiais isolantes que ajudam a proteger as placas, podendo aproximá-las o máximo possível, potencializando a capacidade de carga com menor espaço.
Líquido de bateria ou eletrólito
Todas as baterias têm a presença de líquido. Sem eles, não há condutividade elétrica e, por conseguinte, a bateria perde a capacidade de absorver a energia gerada pelo alternador. É uma mistura de ácido sulfúrico com água desmineralizada.
Conexões metálicas
Sua função é juntar as placas, agregando a carga que será gerada para o funcionamento do carro. São peças também de chumbo e com dimensões que não geram curtos-circuitos.
Corpo da bateria
É um recipiente plástico, vedado contra vazamentos e forte o suficiente para impactos. As tampas, válvulas e rolhas têm a capacidade de vedar e conseguir expelir os gases resultantes no processo de absorção e geração de energia.
Troca de bateria é com a Dinamicar Pneus
Precisando trocar a bateria do seu carro? A Dinamicar tem diversos modelos compatíveis com o seu veículo. Não deixe para depois, esse é um problema simples de ser solucionado, mas que pode te deixar na mão. Ou seja, faça a troca de baterias e ande seguro por muito tempo. Essa é uma peça com anos de vida útil. Conte conosco e boa viagem!
Como é feita uma bateria automotiva?
