Antes de comprar um carro usado a ajuda de um profissional é sempre indicada. Alinhamento, balanceamento, troca de óleo ou troca de pneus, dependendo da situação é até simples de perceber.
Existem cuidados que só um profissional mecânico ou funileiro pode descobrir, no entanto algumas dicas aqui no blog da Dinamicar Pneus vão te ajudar a descobrir se há surpresas embaixo do capô ou da pintura na hora da compra.
Observe a funilaria e a pintura do veículo
Evite fazer uma avaliação da pintura e da funilaria em dias de chuva, pois a chuva esconde as imperfeições da lataria e pintura. Olhe o automóvel de frente, encoste o rosto no para-lamas para analisar a lateral, com esse procedimento você vai descobrir na lataria:
Imperfeições
Ondulações na chapa
Desalinhamento das portas
Passe o dedo no vão das portas para verificar a distância entre ela e o suporte, o espaço precisa ser o mesmo em toda extensão, caso encontre alguma anormalidade, pode ser sinal de que o carro foi batido e mal lanternado.
Verifique a mecânica e o interior do veículo
Como os velocímetros podem ser adulterados, não tente descobrir a quilometragem por esse meio. É melhor verificar o pedal de freio, que estando nitidamente desgastado, pode indicar que o carro já tenha algo em torno dos 60 a 70 mil quilômetros rodados.
Outro importante indicador é a situação do volante e do câmbio, que se estiverem muito desgastados, também diz bastante sobre o estado de conservação do veículo. O estado do tecido dos bancos também é um bom indicador.
Por fora do carro, apoie as mãos em cada um dos para-lamas e balance-os. Se ao soltar a pressão do balanço continuar, isso indica que os amortecedores estão gastos. Verifique o estado e a marca dos pneus, e caso exista sinal de desgaste, é sinal de problemas com amortecedores ou suspensão.
Verifique o motor do veículo
No motor, preste atenção se há vazamento. Olhe próximo às juntas, onde a presença de óleo pode ser um mal sinal. Veja o nível e o aspecto do óleo e verifique o filtro de ar. Ao ligar o veículo, caso ele demore a pegar, poder ser uma mau sinal. Peça para alguém acelerar, e verifique o escapamento. Se espirar óleo, precisa de reparos.
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