Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Chassi do carro: você sabe o que significa o código? Aprenda aqui!

    Você sabia que seu carro tem um nome, um elemento identificador? O número do chassi é uma forma de identificá-lo, tornando-o único diante de tantos modelos iguais. É uma sequência de 17 caracteres alfanuméricos que visam identificar as principais características do carro, sua procedência, fabricante, ano de fabricação, numeração de série, modelo e tipificação. É conhecida com Vehicle Identification Number (VIN). O número do chassi é fundamental para reconhecimento do equipamento em caso de roubo, sendo um dos itens mais adulterados pelos meliantes após o crime. É pelo número do chassi que o carro é identificado junto aos órgãos governamentais.

    Seu carro possui um número diferente de todos os veículos do planeta. Isso porque o padrão é mundial, protegido pelo ISSO 3779, que visa que cada equipamento tenha um VIN. Ou seja, ele poderá ser identificado mesmo que haja um roubo ou furto e ele seja levado para fora do país. Essa regra foi implantada no Brasil a partir de 1986.
    Vidros trazem a numeração do chassi
    Além da carroceria, que carrega etiquetas em alto relevo para fácil identificação em diversas partes, os vidros também trazem o número inscrito neles. Para saber se algo aconteceu com aquele vidro, ou se sua procedência não atende à legalidade, procure confrontar todos os dígitos identificadores. Para evitar problemas e confusões estão excluídas dos 17 caracteres as letras O, I e Q, já que podem ser confundidas e consequentemente trazer inúmeros problemas para o proprietário. Essa resolução se estabeleceu com a NBR 6066, datada do ano de 2001.
    Como é feita a identificação?
    Os três primeiros dígitos são a identificação do fabricante e a sua origem, sendo o primeiro número correspondente ao continente onde o veículo foi fabricado. O segundo dígito é o país de origem, e o terceiro, o fabricante.

    Do quarto ao oitavo, temos as características do veículo, sendo o quarto dígito o identificador da carroceria. Por meio dele, é possível saber se trata-se de hatch, sedan ou pick-up. O quinto caractere é referente à motorização. O sexto é identificador dos itens acessórios de segurança, por exemplo, se o carro possui ABS, e junto com o sétimo dígito, representam o modelo do carro dentro da empresa que o fabricou. O oitavo número é referente ao seu ano de fabricação.

    O nono dígito é uma espécie de verificação entre as conformidades documentais e junto à fábrica. Já o décimo é o ano do modelo. É muito comum um carro ser fabricado no ano anterior ao seu modelo e é o décimo dígito que identifica isso. O décimo primeiro caractere é referente à fábrica da montadora. Por exemplo, é nesse digito que um veículo da Fiat tem a identificação que foi fabricado em Betim. Já os caracteres do décimo segundo ao décimo sétimo são o número de série deste veículo.
    Aprender sobre seu carro ajuda a mantê-lo melhor!
    Quanto mais você aprende sobre seu carro, mais condições de deixá-lo em perfeito estado você tem. Realize verificação das condições da lataria, incluindo a numeração do chassi, bem como troca de óleo em períodos identificados pela fábrica. Se você precisar, conte com a Dinamicar Pneus, o seu centro automotivo no Rio de Janeiro, e mantenha tudo em ordem!

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing