Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Carros Elétricos precisam de Pneus diferenciados?

Os pneus fazem parte da composição do veículo, isto é, influenciam todo o seu desempenho e performance. Nos veículos elétricos, assim como nos modelos à combustão, os pneus são projetados sistematicamente de acordo com as características desses carros. Os carros elétricos, ainda que aparentemente, sejam parecidos com os veículos tradicionais, trazem uma série de diferenças que vão desde o design até a matriz energética. Uma de suas características mais particulares é o peso: carros elétricos são mais pesados que os carros convencionais, por isso, precisam de pneus mais resistentes. 

 

É importante também pensarmos que os carros elétricos são variados, existindo modelos do urbano ao esportivo. Respectivamente, o primeiro, também conhecido como compacto, é o veículo mais fácil de conduzir, estacionar e geralmente é uma boa escolha para quem possui uma família pequena ou pessoas solteiras que precisam de transporte regularmente; já o segundo, é um veículo com maior desempenho, uma velocidade acima da média, o condutor possui uma expectativa muito maior sobre a precisão de sua direção. Portanto, não existe um modelo único de pneu para todos os veículos elétricos, o que é mais importante neste caso é a forma como o motorista utiliza esse veículo, respondendo à exigência de condução de cada motorista. 

 

Quais as características dos pneus para carros elétricos? 

 

Para um maior desempenho, os pneus nos carros elétricos precisam ser aptos a trabalhar sob altos valores de torque e potência, além disso, precisam ter boa aderência, absorção de impactos e baixos níveis de resistência ao rolamento. Contudo, de acordo com a fabricante de pneus Continental, é muito difícil encontrar o balanço perfeito entre essas necessidades, visto que pneus de baixa resistência ao rolamento costumam ser mais leves e com menos massa, o que acaba gerando mais emissões sonoras e ruídos. Esses sons, um pouco desagradáveis para o motorista, são produzidos pelo ar que preenche o espaço entre a parede do pneu e a roda. O ar vibra quando o pneu se move em contato com o solo e pode ser ouvido de dentro do carro.

 

O que acontece se um um motorista utilizar um pneu normal para um carro elétrico?

 

Utilizando pneus normais em um carro elétrico, independente do seu tipo, até mesmo em um veículo compacto, os pneus provavelmente vão desgastar-se muito mais rápido devido ao peso dos elétricos. Essa escolha pode afetar até mesmo a aderência da frenagem, a autonomia do veículo e também gerar desagradáveis ruídos. 

 

Onde encontrar pneu de qualidade para meu carro elétrico ? 

 

Se você deseja substituir os pneus do seu carro elétrico e precisa de suporte especializado, a Dinamicar é a melhor loja de pneus do RJ, com diversas marcas e modelos nacionais e importados. Venha até uma de nossas lojas e faça a escolha certa.