O verão é a época do ano em que devemos nos preocupar com chuvas intensas e repentinas. O tempo fechou, o trânsito parou, a chuva caiu e ficou forte? Previna-se e procure um local seguro antes que seja tarde. Mas se o pior já aconteceu, nós reunimos dicas para tentar salvar seu veículo. Vamos a elas:
1- Na hora da chuva:
Diminua a velocidade e acenda o farol baixo. Além do limpador de para-brisa, ligue o desembaçador e mantenha uma distância de pelo menos 8 metros de outros veículos. Freadas bruscas e manobras mirabolantes podem não ser boas ideias. Para evitar que os vidros embacem, acione o ar-condicionado ou o ventilador interno, e caso já estejam embaçados, faça o oposto: ligue o aquecimento, e limpe-os com um pano limpo – nunca com as mãos!.
2- Atravessando alagamentos:
O limite para atravessar áreas alagadas é quando a água está até a metade da roda. Caso passe disso, o risco de perda de controle é muito alto. Mantenha a primeira marcha engatada e, com o motor sempre cheio, mantenha a velocidade constante sem passar a segunda. NUNCA corra em casos de grandes poças ou áreas alagadiças. Isso pode causar ondas e o motor pode ser inundado, causando calço hidráulico.
Se o nível da água subir de forma acelerada, procure um lugar alto, desligue o carro e fique em local seguro, de preferência observando seu veículo. NUNCA ligue o carro quando ele estiver dentro d’água, pois ela pode ser aspirada e o dano pode ser irreversível.
3- Depois da enchente:
O ideal para todo veículo é contar com um seguro automotivo. E é preciso ter certeza da cobertura em caso de desastres naturais provocados por enchentes. Ao contratar o serviço, peça sempre a discriminação deste item ao corretor. A avaliação, em caso de carros alagados, é bem criteriosa, pois a conduta do motorista é analisada e condicionada ao pagamento da indenização, quando necessária. Danos acima de 70% são considerados como perda total do veículo.
Quando o estrago não é muito grande e é apenas estético, como lama e água no assoalho, o valor para a lavagem com higienização pode chegar até R$ 1.000,00. Para carros com muitos componentes eletrônicos, a situação é mais complicada. Alguns carros (importados de luxo, por exemplo) podem chegar a ter três ou quatro módulos danificados, ao preço de R$10.000,00 a R$ 20.000,00 cada um, sendo mais vantajoso trocá-los. Fora toda a recuperação dos revestimentos.
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