Carro parado gasta bateria?

foto detalhe de bateria do carro | Carro parado gasta bateria?

Manter o veículo em perfeito estado, com a mecânica em dia e a parte elétrica em ordem, é essencial para a segurança e comodidade do motorista. Nada pior do que encontrar o carro falhando ou mesmo parado no momento em que você mais está precisando, não é mesmo? Uma das preocupações dos proprietários é saber se carro parado gasta bateria e se isso pode deixá-los a pé em algum momento. Confira a resposta para essa dúvida neste artigo!

E agora: o carro parado gasta bateria?

Em tempos de preço elevado do combustível, crescimento da oferta de motoristas por aplicativo e outros fatores que mudaram completamente nossa necessidade e maneira de locomoção, muita gente prefere mesmo é deixar o carro parado na garagem, usando o veículo apenas quando é realmente necessário. O problema está em descobrir se o carro parado gasta bateria.

A resposta para essa dúvida é: sim! E isso é mais comum de acontecer nos modelos mais modernos. E saiba que, já que o carro parado gasta bateria em pouco tempo, a bateria estará mais descarregada ainda se você ficar semanas ou meses sem ligar o veículo.

Por que o carro parado gasta bateria?

Todos os veículos, principalmente os mais modernos, possuem sistemas eletrônicos que precisam da bateria para funcionar. Eles operam graças à energia elétrica.

Mesmo com a evolução dos alternadores, responsáveis pela recarga da bateria para que ela fique nos níveis adequados, pode-se dizer que não houve uma evolução das baterias, e elas ainda não foram totalmente adaptadas para os veículos atuais.

Se por um lado temos uma bateria que pouco mudou nos últimos 10 anos, por outro utilizamos carros que precisam de mais energia elétrica. É preciso compreender que o carro parado gasta bateria porque vários de seus sistemas elétricos automotivos funcionam 24h por dia, sem interrupção.

Quanto o carro parado gasta de bateria?

A estimativa de gasto de bateria mesmo em veículos parados é de 3% todos os dias. Quanto mais o carro ficar parado e a bateria se descarregar, maior será a porcentagem de gasto, até chegar o momento em que o proprietário tentará dar o arranque e o veículo não responderá por causa da bateria descarregada.

Portanto, em uma conta bem rápida, o carro parado por 10 dias gasta cerca de 30% da carga da bateria. Ou seja, em 30 dias sem ligar o carro, pode acontecer de a bateria simplesmente não funcionar. É claro que existem outros fatores que podem influenciar estes números, mas eles servem para orientar o quanto o carro parado gasta de bateria.

Como manter a bateria em perfeito estado de funcionamento?

A primeira dica é não deixar o carro parado por tanto tempo. Se você não for usá-lo para sair, deixe o carro ligado de 10 a 15 minutos por dia. Caso esteja ausente, peça para um amigo ou familiar fazer isso para você. Isso é essencial para a bateria não ficar descarregada!

Outra dica importante é não usar a mesma bateria por mais de 2 anos. É preciso trocá-la, já que o componente fica desgastado com tanto tempo de uso. Os componentes internos da bateria vão ficando deteriorados.

O negativo da bateria pode ser desligado, caso o carro vá ficar parado por um tempo. Isso ajuda bastante a não descarregar o componente por completo. Porém, é preciso deixar claro que esta dica não vale para todos os carros, mas somente para aqueles que não precisam da bateria em tempo integral. Em caso de dúvidas, o ideal é consultar um mecânico da Dinamicar Pneus ou ler o Manual do Proprietário.

Agora que você já sabe que carro parado gasta bateria, tome todos os cuidados necessários para manter prolongada a vida útil da bateria. Em caso de problemas com ela, é só procurar a Dinamicar, loja de peças automotivas no Rio de Janeiro, para fazer a troca do componente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *