Ligue Agora Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp

Câmbio automático precisa de troca de fluido?

Câmbio automático precisa de troca de fluido?

Câmbio automático precisa de troca de fluido? 

O câmbio automático já é muito popular no Brasil, hoje em dia quem pensa em adquirir um carro novo, certamente terá preferência por esta tecnologia. No entanto, apesar de já ser popular, o sistema ainda causa dúvidas em parte da população, sejam aqueles que ainda não possuem veículos com câmbio automático ou aqueles que já possuem e têm dúvidas a respeito de sua correta manutenção. 

Antes vamos entender exatamente o que é o câmbio automático: a principal diferença é que os veículos com este recurso não possuem embreagem. O câmbio automático então é um conversor de torque, que faz conexão entre a caixa de transmissão e o motor, e as marchas são trocadas através de uma central eletrônica, de acordo com a velocidade do motor e do veículo. 

Uma das principais dúvidas sobre o câmbio automático é a respeito da troca do fluido, isso devido às informações desencontradas que surgem, sejam por especialistas ou através do manual do usuário veicular; sendo assim, alguns consumidores não sabem qual atitude deve ser tomada: realizar ou não a troca do óleo de câmbio automático? Vamos falar sobre este assunto agora. 

Afinal, preciso trocar ou não o óleo do câmbio? 

As informações às vezes descontaram simplesmente porque a troca é variável, depende de cada caixa de câmbio. Algumas das caixas, sim, precisam trocar o fluido com uma certa quilometragem determinada, enquanto outras são caixas automáticas que não exigem a troca do fluido, sendo este capaz de durar a vida inteira. 

Antes de ouvir qualquer opinião externa, a melhor maneira de saber se o seu veículo necessita ou não da troca do fluido de maneira periódica, ainda é o velho e sábio manual do usuário. A partir dele, será possível ter todas as informações precisas para o seu modelo de veículo. Além disso, no manual também estarão informações como o melhor óleo a ser utilizado e a sua duração. 

Uma observação importante para todos os proprietários é: o aspecto ou coloração do óleo não significa que a sua durabilidade está expirada. Muitos acreditam que quando o óleo perde sua coloração avermelhada (que é um sinal do óleo virgem), significa que ele está impróprio para o carro, no entanto isso não é verdade visto que a oxidação do óleo não altera sua capacidade de lubrificação. 

Existem diferentes tipos de óleo de câmbio? 

Existem sim, diversos tipos de lubrificantes para câmbio. Suas variações são de acordo com sua base, que pode ser mineral ou sintética. Para a escolha do melhor fluido também deve ser seguida a orientação do manual do fabricante. 

Um ponto importante é que, independente do tipo de câmbio, já que existem diversos modelos, é necessária a constante verificação do seu nível de óleo. A verificação é muito importante para evitar vazamentos. 

Câmbios automatizados x câmbios automáticos 

Existe uma diferença entre câmbio automatizado e câmbio automático, a diferença é que o primeiro tem uma caixa acoplada a uma embreagem, similar ao sistema manual, e o motorista faz as mudanças das marchas através de um sistema elétrico ou hidráulico com gerenciamento eletrônico; já o câmbio automático é um sistema de engrenagens diferenciado, do tipo planetário, deixando o torque muito mais suave. 

Geralmente a duração do óleo no câmbio automatizado, por ser muito mais manual, é semelhante ao seu próprio tempo de duração e somente deve ser trocado o seu fluido caso tenha alguma recomendação no manual do proprietário, do contrário, não é recomendada a troca. 

Notou algum sinal diferente no câmbio automático do seu carro? Passe na Dinamicar mais próxima

Qualquer sinal de que o seu câmbio automático ou seu câmbio automatizado esteja precisando de reparos, não se arrisque a levar em qualquer assistência técnica ou realizar a troca do fluido por conta própria. O mais indicado para esses casos é procurar uma assistência especializada, que possa solucionar os problemas do seu veículo. 

A Dinamicar é um auto center no Rio de Janeiro e realiza diversos serviços de mecânica automotiva em geral. Trabalhamos com os melhores especialistas para oferecer o melhor serviço para o seu carro. Entre em contato conosco ou visite uma de nossas lojas.