Bom estado dos pneus é fundamental para segurança nas estradas

Submitted by Comandante on 10 de Janeiro de 2012
10 de Janeiro de 2012

Dirija com segurança em dias de chuvaDepois da divulgação do calendário de feriadões em 2012, muita gente já começou a planejar seus roteiros de viagem. E, para quem gosta de se locomover de carro, preparamos um guia de como ter uma viagem mais segura e tranquila. Antes de pegar a estrada, mesmo que não tenha uma distância muito longa a percorrer, é essencial que se faça um check up do veículo para verificar as condições de peças e itens de segurança. É importante checar em que estado se encontram o sistema de freios, incluindo pastilha e lona traseira, os níveis de fluidos e a iluminação do automóvel. Também é importante verificar a iluminação, o limpador de para-brisa e um item que poucas pessoas verificam, a trava do cinto de segurança.

Pneus em bom estado são fundamentais

Outro item essencial a ser verificado é o estado dos pneus, além do estepe. Muita gente esquece de verificar todos os 5 pneus do kit, deixando o estepe de fora. Não faça isso! A calibragem de todos eles precisa estar em dia e, se necessário, troque seu jogo de pneus. Viajar com pneu careca é um risco enorme, mesmo para motoristas experientes. A revisão completa de um carro deve ser feita a cada 15 mil quilômetros rodados, mas, mesmo que não tenha completado esse percurso, não deixe de fazer essa verificação antes de viajar.

Redobre a atenção durante as chuvas

Acidentes em rodovias são mais comuns em períodos chuvosos; portanto, é preciso tomar muito cuidado e redobrar a atenção no verão, já que o fenômeno climático La Niña promete chuvas mais fortes que o comum nesta estação. Mas, mesmo em dias de sol, é recomendado que se dirija sempre com as duas mãos no volante, tenha fixos os olhos na estrada, mantenha uma distância segura e não fique muito colado a um veículo que estiver à sua frente e, principalmente, não dirija cansado ou com sono. Siga as dicas e boa viagem!