O sonho de quem quer comprar um carro é ter sempre um modelo zero quilômetro. Entretanto, como todos sabem, para a maior parte da população, esta não é uma realidade. Comprar um carro usado ou seminovo é mais convencional, já que ao sair da concessionária, o veículo naturalmente já perde valor de mercado.
É muito importante, acima de tudo, entender um pouco do assunto, quando o carro escolhido for um usado. Mesmo aqui na Cidade Maravilhosa, muitas pessoas só se preocupam com alinhamento, pneus no Rio de Janeiro e outros itens mais visíveis. De fato são partes fundamentais, mas não é tudo.
Veja quais itens devem ser vistos antes de comprar um seminovo
Se você não tem a capacitação necessária para investigar o que precisa ser visto antes da compra, é importante ter um mecânico de confiança para avaliar alguns itens. A segurança deve ser compreendida como algo realmente relevante, os itens de funcionamento e que geram custo podem e devem ser conferidos. Exija uma troca de óleo antes da compra, é de praxe, mas nem todos fazem.
O que mais verificar
Correia dentada;
Condição do óleo lubrificante e vazamentos;
Indícios de óleo na descarga;
Estado do sistema de arrefecimento;
Ruídos ao virar o volante;
Barulhos na suspensão;
Folgas na direção;
Itens do sistema elétrico (lâmpadas e equipamentos);
Elevadores dos vidros elétricos;
Ar-condicionado;
Ruídos no freio;
Embreagem;
Folga na manopla do câmbio;
pneus
Não deixe de ser rígido na avaliação
Aqui foram listados alguns itens para que a compra seja bem sucedida. Mas é muito importante, sem dúvidas, que o motorista tenha segurança na aquisição. Se houver dúvidas sobre a condição do carro, não realize a compra. O preço também deve estar compatível com o mercado. Se tudo estiver em dias, compre e seja feliz. Cair na estrada é recompensador.