Ar-condicionado do carro aumenta o consumo de combustível?

Mão de uma pessoa girando um botão no painel de ar-condicionado de um carro | Ar-condicionado do carro aumenta o consumo de combustível?

Ah, o verão! Sol, praia, piscina e as altas temperaturas típicas da estação. Em cidades como o Rio de Janeiro, em que os termômetros chegam a marcar 40° ou mais nesta época do ano, o ar-condicionado automotivo é imprescindível para garantir conforto a motoristas e passageiros. No entanto, ainda há quem prefira manter o sistema desligado e os vidros abertos, acreditando que isso vai proporcionar grande economia de combustível. É uma preocupação compreensível, sobretudo em tempos de sucessivos aumentos no preço da gasolina. Mas será que o ar-condicionado do carro aumenta o consumo de combustível? Ou tudo isso não passa de mito?

É verdade que ligar o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível em 50%?

Há quem acredite que, ao desligar o ar-condicionado, o gasto de combustível cai pela metade, mas isso não é verdade. O sistema de refrigeração provoca, sim, um aumento no consumo, mas este aumento costuma ser de cerca de 10%, podendo chegar no máximo a 20% em situações bem específicas como uso na potência máxima, em dias de calor extremo e em áreas urbanas, onde a frequência de arranques e paradas com o veículo é maior que nas estradas.

O consumo de combustível varia de acordo com a temperatura escolhida?

Quanto mais fraca a temperatura e a velocidade do ventilador, menor o gasto de combustível, certo? Errado! Alterar a temperatura do ar-condicionado não provoca alterações significativas no consumo, pois o compressor exigirá a mesma força do motor. A única mudança ocorrida ao elevar a temperatura é na proporção da mistura do ar quente com o ar frio no interior do sistema, mas isso não interfere no gasto de combustível do veículo.

Conte com a Dinamicar e mantenha a limpeza do ar-condicionado em dia!

Fazer a manutenção e a higienização do ar-condicionado veicular, com a limpeza especializada dos filtros e serpentinas a cada seis meses, ajuda a aumentar a potência do resfriamento e, consequentemente, diminuir o gasto de combustível, além de prevenir doenças e a ocorrência de mau-cheiro no sistema. Não dê bobeira! Passe na Dinamicar, seu centro automotivo no Rio de Janeiro, e fique com a manutenção do seu ar em dia. *Obs: este serviço é oferecido apenas na Dinamicar da Barra da Tijuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *