Uma das especialidades da Dinamicar — loja de pneus no Rio de Janeiro — é o alinhamento 3D. Manter as rodas do carro alinhadas é fundamental para ter estabilidade e segurança ao dirigir, e fazer isso com tecnologia torna o procedimento ainda mais valioso.
São três tipos de alinhamento: manual, a laser e alinhamento 3D. Todos têm um princípio semelhante, a principal diferença está na tecnologia empregada. A máquina 3D usada nesse tipo de alinhamento possibilita a coleta de informações muito mais detalhadas do veículo em três dimensões.
Para que serve o alinhamento?
O objetivo do alinhamento é ajustar o ângulo das quatro rodas, de modo que elas fiquem perpendiculares ao solo. Os pneus têm que ficar paralelos entre si e com toda a banda de rodagem tocando o chão. O alinhamento é um serviço fundamental para dar estabilidade ao automóvel.
É comum notar que o carro precisa de alinhamento quando o volante não fica parado quando o veículo está em movimento. Quando ele começa a virar sozinho, mesmo que levemente, é sinal de que você precisa alinhar suas rodas. O recomendado é conferir o alinhamento periodicamente, a cada 10 mil quilômetros rodados, e, com isso, evitar o desgaste desnecessário de pneus, molas e suspensão, peças que mais sofrem quando o carro está desalinhado.
Como funciona o alinhamento 3D?
O principal diferencial do alinhamento 3D é o sistema utilizado para fazer a medição das três dimensões. Um programa de computador que contém informações de fábrica dos automóveis é ajustado com as medidas exatas do carro. Esses dados são comparados com os obtidos por meio da medição para, então, o carro passar por ajustes.
O primeiro passo é a instalação de sensores nas quatro rodas do veículo;
os pneus são movimentados para frente, para trás e para os lados;
uma câmera presente no equipamento captura as informações desses sensores;
os dados são enviados para o programa de computador e comparados com os de fábrica;
o computador faz o diagnóstico do que precisa ser ajustado;
só então o mecânico faz os reparos, munido de informações bastante precisas.
Qual a diferença para o alinhamento comum?
As outras duas maneiras de medir o alinhamento das rodas são semelhantes. O primeiro deles — e o mais antiquado — é o manual, no qual a medição é feita por meio da projeção de um canhão de luz. O segundo segue o mesmo procedimento, mas a laser, o que aumenta consideravelmente a precisão.
Nesses procedimentos, o equipamento emissor de luz ou de laser é preso à roda do carro. Ao ser ligado, o feixe luminoso é apontado para um painel onde são feitas as medições. Essas medições custam menos para o motorista, pois usam equipamentos mais baratos. No entanto, a garantia de precisão no trabalho é menor em comparação com o alinhamento 3D.
Onde encontrar alinhamento 3D?
A manutenção preventiva do automóvel é fundamental para reduzir os custos do dia a dia. Procedimentos como o alinhamento ajudam a preservar várias peças e aumentam a economia de combustível. O alinhamento 3D está presente nas nossas oito unidades. Encontre uma das lojas da Dinamicar Pneus perto de você.