Vícios de direção podem danificar o funcionamento do meu carro?

Imagem detalhe de mão no volante do carro | Vícios de direção podem danificar o funcionamento do meu carro?

Você tem algum vício de direção? Já percebeu que conduz seu veículo com comportamentos e movimentos recorrentes que podem acabar comprometendo as estruturas e sistemas veiculares? Alguns vícios podem ser terríveis para o funcionamento do seu carro, reduzindo a vida útil de componentes importantes.

Neste artigo, você vai saber quais são os principais erros cometidos pelos motoristas na condução de seus veículos e que podem comprometer o funcionamento e o desempenho dos carros. Confira!

Quais são os principais vícios de direção dos motoristas?

Ao dirigir diariamente, às vezes, cometemos alguns erros básicos, mas que são tão naturais e recorrentes que acabam passando despercebidos para muitos motoristas. Confira abaixo a relação dos 5 principais vícios de direção que podem ser terríveis para o seu carro:

1 – Dirigir com o veículo desengatado – Muitos motoristas acreditam que, ao rodar com o carro desengatado, economizam combustível. Isso é um erro grave na condução do carro. Deixar o veículo no ponto morto enquanto em movimento faz com que o sistema de injeção do carro entenda que você está reduzindo para uma marcha lenta e, por isso, promove a injeção de combustível para aumentar a impulsão do motor. Ou seja, deixar o veículo desengatado aumenta o consumo de gasolina, além de causar uma sobrecarga aos freios e aumentar o risco de acidentes, principalmente quando o motorista está descendo uma serra ou um morro muito íngreme.

2 – Dirigir com o carro na reserva – Esse é outro vício comum dos motoristas. Muitos deixam o carro chegar à reserva para, então, abastecer o tanque. Esse hábito aumenta as chances de entupimento nos bicos de injeção e ainda promove um desgaste mais acentuado e prematuro do filtro de combustível. Outro risco de andar com o carro na reserva é queimar a bomba de combustível.

3 – Manter o pé apoiado na embreagem – Ter o hábito de descansar o pé na embreagem é muito prejudicial para o veículo. Quando estiver com o carro parado em um sinal vermelho, por exemplo, o ideal é manter o pé no assoalho, para evitar o desgaste prematuro do disco de embreagem e o superaquecimento do sistema.

4 – Segurar o carro nas subidas com o acelerador – Esse vício de direção também é muito frequente. É comum que os motoristas, ao pararem em subidas, usem apenas a aceleração e a embreagem para segurar o carro. Isso causa prejuízos ao sistema de embreagem, ao virabrequim e a outros componentes. Por isso, as paradas em aclives devem ser feitas com o freio de mão.

5 – Estacionar com o pneu apoiado na guia – Muitos motoristas apoiam o pneu na guia da calçada ao estacionar, pois consideram que, assim, o carro estará mais seguro e estável, principalmente em vagas localizadas em ladeiras. Este vício de direção também deve ser evitado, já que prejudica o pneu, acelera o desgaste da estrutura e promove o desbalanceamento da roda. Ao estacionar em descidas muito íngremes, puxe o freio de mão e deixe o carro engatado na primeira marcha. Isso é suficiente para garantir a segurança.

Além destes 5 vícios de direção bastante comuns entre os motoristas brasileiros, também é importante citar outros hábitos inadequados, como esterçar demais o volante até chegar ao batente em carros com direção hidráulica, manter a mão apoiada sobre a alavanca do câmbio, trocar a marcha na hora errada e dirigir com o carro muito pesado, com excesso de passageiros ou cargas. Todos estes vícios fazem com que o veículo sofra desgastes precoces e aumentam os gastos com reparos mecânicos.

Evite os comportamentos que podem prejudicar o funcionamento do seu veículo e conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, para a realização de revisões e check-ups preventivos. Entre em contato e agende seu atendimento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *