Vazamento de óleo do motor: o que fazer?

imagem detalhe vazamento de óleo do carro | Vazamento de óleo do motor: o que fazer?

O primeiro sinal evidente de que seu veículo pode estar apresentando um vazamento de óleo no motor é aquela mancha de óleo no piso da garagem, que costuma pegar os motoristas de surpresa logo pela manhã. Ao perceber este indício, é necessário buscar ajuda especializada em uma oficina qualificada e com tradição no mercado, a fim de sanar o problema o quanto antes.

Vários motivos acarretam o vazamento de óleo. Entre eles, é possível citar ao menos 4 causas bastante comuns. São elas:

  • desgaste de componentes importantes, como a junta do cabeçote, por exemplo;
  • exceder o volume necessário de óleo;
  • problemas no cárter;
  • problemas no retentor.

Para definir a causa específica do problema, é fundamental buscar uma oficina especializada. Assim, o mecânico responsável poderá avaliar o veículo e todos os componentes que integram o sistema do motor.

Se você notou que o óleo do motor do seu veículo está vazando, envie o carro imediatamente para uma revisão completa e detalhada. Negligenciar este tipo de ocorrência pode trazer diversos prejuízos e ainda colocar a segurança do motorista em risco.

Atitudes importantes ao notar um vazamento de óleo do motor

É natural que os motoristas se assustem ao perceber que o óleo está vazando, mas é preciso prestar atenção para verificar a intensidade do vazamento. Casos de gotejamento podem ser coisas simples e de fácil resolução, mas vazamentos mais volumosos exigem atitude imediata.

Em todos os casos, é preciso que o mecânico avalie as condições do motor e o nível de óleo. É importante destacar também que é possível prevenir problemas deste tipo com uma atitude básica e inteligente: fazer a troca do óleo em locais especializados e que ofereçam produtos de qualidade. É necessário ficar sempre atento ao nível do óleo, se possível avaliando o volume disponível semanalmente.

Em casos de redução brusca e repentina do nível de óleo do motor, é possível que o veículo esteja com algum tipo de vazamento.

Outra recomendação importante é evitar sempre completar o óleo ao invés de fazer a troca total. Ao verificar que o nível de óleo não se encontra no limite adequado na vareta, a indicação é fazer a troca do produto e também do filtro de óleo. Seguir as recomendações do manual do fabricante do veículo e escolher o óleo adequado para o tipo de motor também são ações que contribuem para o bom desempenho do sistema e que evitam problemas e vazamentos.

Dicas importantes

Uma dica que merece ser destacada é que o nível do óleo do motor nunca deve ser medido com o carro quente, pois isso provoca uma falsa impressão de que é necessário completar o reservatório. Esperar entre 10 e 15 minutos com o veículo desligado, antes de checar o óleo do motor, ajuda a obter resultados mais confiáveis.

Além disso, em caso de vazamentos, analise também o tampão do cárter, que pode estar desgastado e velho, provocando o vazamento. Nesta situação, basta trocar o componente, de maneira rápida e cômoda para o motorista.

Em qualquer dessas situações, fale com o seu mecânico de confiança. Só deixe seu veículo sob os cuidados de profissionais competentes e confiáveis, que tenham sido bem recomendados a você.

Conte com a expertise da Dinamicar Pneus!

Em caso de dúvida ou para consultar especialistas, entre em contato com a equipe da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro: uma completa oficina, que conta com as melhores práticas e tecnologias para cuidar bem do seu carro! São nove unidades espalhadas de forma estratégica por diversas regiões do Rio. Faça contato agora mesmo e agende um horário de atendimento na unidade mais próxima a você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *