Vazamento de óleo no cárter: quais os sinais e cuidados necessários?

Enviado por Comandante em 10 de Novembro de 2020
10 de Novembro de 2020
Vazamento de óleo no cárter | DINAMICAR PNEUS

Talvez você não tenha o conhecimento do que é o cárter de um carro, mas já deve ter visto uma poça de vazamento de óleo nas ruas ou estacionamentos. Saber a importância do cárter do motor é algo fundamental para todos os motoristas. Afinal, é nele que fica reservado o óleo, elemento essencial que lubrifica as engrenagens do motor. Por isso, é necessário ter atenção ao cárter, ser capaz de identificar quando há vazamento de óleo e conhecer os cuidados que devem ser realizados para que não haja maiores danos.

O que é cárter?

O cárter é uma peça metálica que funciona como um reservatório para o óleo lubrificante. Encontrado na parte inferior do motor, ele tem a função de manter o óleo no nível ideal para a lubrificação do motor. Além disso, após o veículo ser utilizado e desligado, esse líquido escoa para o cárter e é resfriado depois de um tempo, retornando ao motor apenas quando o carro é ligado novamente.

Como cada automóvel tem a sua especificidade, há dois diferentes tipos de cárteres. Em carros de produção em série, é utilizado o cárter úmido, que armazena de 4 a 6 litros. Ele possui uma bomba que faz o óleo passar entre os itens do motor. Para voltar ao cárter, o óleo é movido através de dois cilindros e dois apoios da cambota.

O outro tipo de cárter é o seco, usado em veículos esportivos. Nesse caso, o óleo fica depositado em um recipiente externo. Ele contém duas pequenas bombas, sendo a primeira responsável por conduzir o óleo do cárter para o reservatório e a segunda com a função de guiar o óleo para as partes do motor.

Quais os sinais de vazamento de óleo e cuidados necessários?

Podendo provocar sérios danos ao motor do carro, o vazamento de óleo no cárter acontece por causa do desgaste de uma peça que fica entre o motor e o cárter. Conhecida como junta do cárter, ela é extremamente relevante porque funciona como uma vedação para reter o óleo onde deve estar no momento certo, seja no motor ou no cárter. Sem esse item, há vazamento de óleo e esse lubrificante não circula no motor.

Assim como diversos itens de um automóvel, a junta do cárter é desgastada de forma natural, de acordo com o uso. Como isso pode causar muitos prejuízos, é necessário estar atento para identificar os indícios que o veículo fornece e saber os cuidados a serem tomados. Confira, a seguir, alguns sinais de que há vazamento de óleo.

Poça de óleo por baixo do carro

Observe se há algum vazamento de óleo por baixo do carro, na parte da frente. Se tiver um poça de líquido na cor marrom ou preta embaixo do motor, você deve analisar para saber se é do cárter ou não.

Motor superaquecido

Com o vazamento, não há toda a quantidade de óleo necessária no motor para lubrificar e resfriar as peças. Por isso, o motor irá superaquecer, já que os itens estarão em atrito e irão produzir calor. Para que não haja maiores danos ao motor, é necessário trocar a junta do cárter.

Fumaça azulada é emitida

Com o sobreaquecimento do motor, uma fumaça azulada será expelida através do cano de escapamento ou do próprio motor. Isso acontece porque há vazamento de óleo no coletor de escape, que costuma ficar quente. Outro dano que pode ocorrer é na parte de sensores elétricos, se o óleo também vazar nessa área. Quando isso acontece, sinal de que o motor já sofreu danos. É preciso parar imediatamente para não agravar o problema.

Nível de óleo abaixo do necessário

Para constatar que há vazamento de óleo, pode-se verificar o nível de óleo com uma vareta, deixando apenas parte dela imersa. Para isso, é necessário que o motor esteja frio, pois, assim, o óleo estará no cárter. Tire a vareta, limpe e a coloque no lugar, aguardando uns segundos. Após isso, a retire e observe se o nível do óleo está na marcação de mínimo e máximo.

Se estiver bem abaixo do necessário, observe se há vazamento em volta do carro, se ainda não fez essa análise. Também é fundamental averiguar se a junta do cárter está em boa condição ou desgastada. Se estiver danificada, peça ao técnico para trocar a peça e o óleo do carro.

Luz de advertência

Outra maneira de saber se há vazamento de óleo é pela luz de advertência do motor, que ficará acesa se houver esse problema. O que promove o acendimento desta luz é a queda de pressão do óleo no motor..

Manutenção automotiva em casos de vazamento de óleo no cárter

O vazamento de óleo pode causar diversos danos ao motor e outras peças de um veículo. Por isso, é essencial tomar os devidos cuidados e observar os indícios do carro. Além disso, é necessário realizar a manutenção automotiva. Para isso, você pode contar com o serviço de troca de óleo da Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Com uma equipe de profissionais experientes, iremos verificar o problema que há em seu carro e evitar maiores danos. Entre em contato!

Categorias