Vazamento de óleo no cárter: como resolver?

Imagem de vazamento de óleo de motor do carro | Vazamento de óleo no cárter: como resolver?

Quando temos um veículo, é importante sempre nos atentarmos ao funcionamento perfeito do carro, além de ficarmos de olho ao menor sinal de que algo possa estar errado. A segurança de todos que andam nele, assim como a de todos que compartilham as ruas deve vir em primeiro lugar.

Por isso, quando é identificado o vazamento de óleo no cárter é importante que seja rapidamente resolvido.

Primeiro, vamos identificar de qual parte do veículo estamos nos referindo: é correto chamar de cárter todo o bloco do motor, mas também encontramos uma subdivisão entre as partes: cabeçote, bloco e cárter. Este último, seria responsável pelo armazenamento do óleo lubrificante.

Quando o motor é ligado, a bomba de óleo faz com que o lubrificante passe por todo o sistema. Quando há o vazamento de óleo, ocorre uma redução da eficiência da lubrificação e, assim, uma possibilidade de quebra do motor.

Dentro do cárter o problema pode acontecer na junta, nos retentores, na bucha e até mesmo a tampa do tucho. Todas essas opções precisam ser avaliadas por um profissional da área, em caso de vazamento.

Mas o que acontece, internamente, quando há um vazamento de óleo? Além de perder a lubrificação ideal, o óleo pode entrar em contato com peças de borracha da suspensão e após, quando migra para as buchas de balança, coifas homocinéticas e outras partes, há um importante ressecamento dos componentes e, consequentemente, um desgaste acentuado, com possível rompimento das peças. Com vazamento, a suspensão é uma das primeiras a ser comprometida.

Saiba algumas coisas que devem ser feitas na revisão para garantir o bom funcionamento do veículo:

Limpeza do cárter

Remover qualquer substância que esteja agarrada à junta do cárter, por menor que seja. Além disso, é importante realizar também um tipo de drenagem no bujão e em seguida, remontar a peça, garantindo o perfeito funcionamento.

Verificação da mangueira de óleo

É preciso garantir o pleno funcionamento desta peça. Ao mínimo sinal de desgaste, deve-se trocá-la.

Limpeza a vapor

Esta etapa irá identificar com eficiência qualquer vazamento. Com essa limpeza, todas as impurezas serão retiradas e será possível uma avaliação de vazamentos.

A revisão preventiva é a principal forma de se proteger de um vazamento de óleo no cárter indesejado. É importante que seu veículo esteja em dia e que você sempre retorne à Dinamicar, loja de manutenção veicular no Rio de Janeiro e que ao menor sinal de que algo está errado, a solução possa ser encontrada antes que algo mais grave aconteça ou alguma peça fique realmente prejudicada. Agende já a revisão preventiva do seu carro e passe já na sua Dinamicar Pneus mais próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *