Vantagens e desvantagens do motor aspirado

Enviado por Dinamicar Pneus em 30 de Novembro de 2021
30 de Novembro de 2021
Dinamicar Pneus | Vantagens e desvantagens do motor aspirado

Há vários tipos de motores no mercado automobilístico e, em relação à potência, saber diferenciar um motor comum, conhecido como motor aspirado que seja muito potente, de um motor turbo com baixa cilindrada, já é um bom começo para falarmos de desempenho automotivo. A performance automotiva gera algumas dúvidas sobre qual sistema é melhor para os automóveis, qual é o mais eficaz, entre outras. Afinal de contas, com tanta tecnologia e opções de peças, manutenção e serviços, qual é a melhor para o seu automóvel? Confira no nosso artigo as vantagens e desvantagens do motor aspirado.

Como funciona o motor aspirado?

O motor aspirado funciona sem nenhum tipo de dispositivo auxiliar de aumento de potência, como compressor ou turbo. Nele, o ar é aspirado pelo movimento descendente do pistão. Com isso, cria-se no interior da câmara de combustão, que são os cilindros, uma pressão inferior à pressão atmosférica.

No motor aspirado, o acionamento das válvulas e a combustão necessária ao deslocamento do veículo depende, basicamente, da quantidade de ar e de combustível que entra no cilindro. O motor oferece ao condutor a progressão de desempenho contínua e a sensação de uniformidade na direção. No caso do motor turbo, o processo é um pouco diferente. Entenda a diferença entre os dois abaixo.

Motor turbo x motor aspirado

A grande diferença entre os mecanismos é que, no motor turbo, há a presença do compressor, que injeta ar comprimido neste propulsor, elevando sua potência. Já no motor aspirado, o custo de implementação é menor. Porém, o seu desgaste, quando não está preparado para isso, é substancialmente maior. Nos modelos de fábrica, ambas as soluções são empregadas para aumentar o desempenho em potência do carro sem precisar elevar a volumetria dos motores. Isso reduziu o custo de produção e o preço final dos modelos, que, além de mais econômicos, passaram a ser menores e ter custo de manutenção menor também.

Vantagens do motor aspirado

Como foi apresentado, o motor aspirado tem potência inferior ao turbinado. Porém, ele oferece vantagens que podem ser melhores para o tipo de automóvel que você está procurando. Confira:

  • Seu custo produção e manutenção é menor;

  • Esse tipo tem uma ocorrência de defeito bem inferior aos outros;

  • Tem a possibilidade de acrescentar um pouco de potência sem grandes alterações, como ampliação do sistema de escape e instalação de filtro esportivo;

  • Rapidez de resposta durante o acionamento da sobrepotência;

  • Som “limpo”.

Desvantagens do motor aspirado

Assim como você pode ter achado o motor aspirado ideal para o seu tipo de carro, para alguns, esse pode não ser o mais adequado. Embora o motor aspirado seja o mais utilizado pelas montadoras, ele apresenta desvantagens. Entre elas, estão:

 

  • Consumo de combustível maior em comparação ao motor turbo;

  • Aumentos significativos de desempenho necessitam de preparação específica;

  • Motores aspirados que receberam o kit turbo podem perder torque em baixas rotações e apresentar oscilação na marcha lenta.

Faça a manutenção do seu motor na Dinamicar Pneus

Agora, você já sabe o que é o motor aspirado, como funciona e quais vantagens e desvantagens apresenta. Vale lembrar que escolher corretamente o motor é fundamental para garantir o custo-benefício e o desempenho desejado. Para manter a manutenção desse equipamento, procure o melhor serviço. Na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, você encontra manutenção automotiva e diversos outros serviços para o seu carro. Venha até uma de nossas lojas e faça a sua avaliação!

Categorias