As vantagens da direção elétrica

Homem com mãos no volante | As vantagens da direção elétrica 16 out 2017
Comentar

 

Cada dia mais presente nos automóveis, a direção elétrica tem sido buscada pelos motoristas por oferecer diversas vantagens – com certeza mais vantagens do que desvantagens – e, apesar disso, muitos ainda não entendem muito bem como funcionam a instalação, o equipamento e as diferenças entre a direção elétrica e a hidráulica. É importante entender bem como funciona seu carro, e a Dinamicar separou tópicos para te auxiliar diante disso:

Vantagens gerais

Inicialmente, a direção elétrica foi mais utilizada por carros de baixa potência, exatamente por reduzir o esforço do motor. Atualmente, tem sido utilizada por carros de todos os tipos – até esportivos –, e a manutenção desse tipo de veículo é cada vez mais comum. A direção elétrica não causa tanto a sensação de sentir o controle do carro, o que faz parecer que a direção está automática.

Econômica, de fácil manutenção e leve, a direção elétrica realmente só deixa a desejar no quesito do motorista sentir que tem mais o controle do carro. Isso tem sido cada vez mais estudado e analisado por engenheiros e especialistas para que se tenha uma calibração no sistema e, dessa forma, uma redução da sensação artificial.

Direção elétrica x direção hidráulica

A direção hidráulica é mais popular e mais antiga, a maioria sabe como funciona: uma bomba no motor faz com que o óleo de dentro da caixa de direção circule e deixe o volante mais leve. A troca do óleo deve ser feita aproximadamente a cada 50 mil quilômetros. Já a direção elétrica, pode ser toda elétrica ou eletrohidráulica. Quando é totalmente elétrica, há um motor elétrico junto à caixa de direção, o que torna a direção mais leve. Quando é eletrohidráulica, a bomba que faz o óleo circular é ativada por um motor elétrico, não pelo motor do carro, isso evita que ocorra a perda de potência.

A diferença entre ambos praticamente não é sentida pelo condutor. A direção fica mais leve nos dois tipos, o que facilita manobras. A diferença é mesmo para o automóvel: a direção elétrica exige muito menos do motor, de modo que a energia do carro é muito mais gerenciada, além de ser mais econômica. Quando se trata do combustível, ele se torna mais sustentável.

E a manutenção?

Como qualquer parte de um veículo, ambas necessitam de manutenções regulares e bastante atenção, mas a direção hidráulica é mais complicada, envolve o ajuste e a checagem de uma série de peças. A direção elétrica é mais simples, já que funciona como a manutenção de qualquer outro item que contenha um sistema elétrico, além disso você pode continuar dirigindo seu carro, mesmo que a direção esteja mais endurecida.

Caso deseje fazer qualquer tipo de manutenção no automóvel, como na bateria, no óleo, em amortecedores, no ar-condicionado, na injeção eletrônica ou em outras peças, busque a Dinamicar porque, além disso, possuímos os melhores preços de pneus no Rio de Janeiro.

Interessado em nossos produtos ou serviços? Ligue para a DINAMICAR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

GOSTOU DO CONTEÚDO E DOS PREÇOS? RECEBA COM EXCLUSIVIDADE NOSSAS PROMOÇÕES

Não derrape. Não eviamos spam :)

AINDA NÃO CONHECE AS NOSSAS LOJAS?

encontre a mais perto de você

Conheça as nossas
Redes Sociais

Sempre com Promoções
Exclusivas!