No mês em que é comemorado o Dia do Combustível, agosto, gostaríamos de falar sobre os diferentes tipos presentes no mercado automotivo, além das suas vantagens e desvantagens. Afinal, até o combustível reflete no tempo de vida útil do carro e na manutenção preventiva .
A história do combustível
Sem dúvidas que a Revolução Industrial foi um marco muito importante para o mundo e para a exploração de fontes de energias. Entre os séculos XVIII e XIX, o carvão mineral se tornou um produto indispensável para o funcionamento de máquinas a vapor, mas só com a popularização dos automóveis, no século XX, que houve investimento em combustíveis fósseis; primeiro, o querosene para a obtenção da gasolina e, depois, o desenvolvimento e uso do diesel. Vamos entender mais sobre cada combustível?
Etanol
Hoje, a tecnologia do etanol, derivado do petróleo, é muito comum nos veículos de passeio no Brasil. Produzido com com diversas fontes vegetais, principalmente pela cana-de-açúcar, o etanol oferece mais economia ao motorista, pois é mais barato nos postos de gasolina. Mas, atenção! O etanol gera menos energia que a gasolina, por isso é recomendado abastecer quando o valor do seu litro for até 70% da gasolina.
Além do etanol comum, é possível encontrar esse combustível com aditivos, que promovem mais proteção ao sistema de injeção do carro, evitando ferrugem e atritos entre as peças do motor.
Gasolina
A gasolina comum também é produzida através do petróleo, mas na sua composição só é permitido no máximo 27% de etanol anidro (sem água). O ideal é que esse combustível possua detergentes dispersantes, para que não comprometa o funcionamento do carro com a sujeira acumulada a partir da sua queima.
Na gasolina aditivada é possível encontrar esses aditivos que promovem a limpeza do motor e ajudam a lubrificar os componentes. Como a combustão da gasolina comum gera muitos resíduos, é interessante abastecer com aditivada a cada 3 ou 4 tanques, para evitar problemas no motor do carro .
Além da aditivada, é possível encontrar para comercialização a gasolina premium e a formulada. A primeira promete aproveitar mais a potência do motor, proporcionando melhor performance do carro; e a segunda só se diferencia da gasolina comum, pois é feita com derivados do petróleo misturados. Esta última, pode gerar problemas na partida do carro, vaporização e formação de depósitos no motor.
Gás Natural Veicular (GNV)
Conhecido como GNV, o gás natural veicular, além de ser o combustível mais barato, é também o que gera menor impacto ambiental. No mercado, é possível encontrar algumas gerações de kit gás; as mais antigas podem impactar na potência do motor, mas é possível instalar um variador de avanço que ameniza essa perda de força.
Diesel
Não muito popular no país, pois a lei brasileira impede carros inferiores a uma tonelada de usarem o combustível, o diesel possui vantagens e desvantagens. Seu principal benefício é a economia; veículos pesados, como caminhões, chegam a fazer 25 a 30 km por litro. Mas, em compensação, motores movidos a diesel possuem uma manutenção mais cara.
Preocupadas com o aquecimento global, empresas começaram a pesquisar e a produzir o biodiesel, combustível biodegradável e renovável, derivado de fontes como gordura animal e óleos vegetais. Mas, apesar de ser menos poluente, carros que usam biodiesel precisam de manutenções com mais frequência.
Manutenção preventiva em todo tipo de motor é na Dinamicar Pneus
A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro , possui uma equipe qualificada e experiente em todos os tipos de motores de carro. Faça a manutenção preventiva do seu veículo com profissionais que entendem do assunto e prolongue o tempo de vida útil do seu veículo.