O mercado automotivo tem passado por várias evoluções ao longo dos anos, em busca, principalmente, de soluções inteligentes e mais econômicas para os proprietários de veículos. No mercado de pneus automotivos, existem diferentes nomenclaturas e categorias de produtos, entre eles os famosos pneus remold, que ainda geram muitas dúvidas nos motoristas que precisam saber se pneu remold é bom.
Para quem não entende muito bem o conceito de pneu remold, é possível dizer que este tipo de pneu é uma solução recomendada apenas para quem busca economia. São pneus remoldados, que passam por um processo de reaproveitamento de materiais e geram uma economia que pode chegar à marca de 50% na comparação com outros tipos de produtos.
A estrutura de um pneu remold é constituída por materiais de pneus que já foram usados e reciclados. Neste processo, o pneu deixa de exibir dados como série de fabricação, nome da fabricante e modelo.
Esse tipo de pneu vem ganhando espaço no mercado brasileiro, principalmente devido à crise econômica e à busca por soluções com preços mais acessíveis. No entanto, é de extrema importância ressaltar que os pneus remold só são seguros e confiáveis quando possuem o selo do Inmetro — Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Outro requisito essencial é que este tipo de pneu só deve ser adquirido em lojas especializadas, que trabalham com equipamentos e materiais de qualidade comprovada.
O que é o pneu remold?
Os pneus remold passam por processos de remoldagem em suas laterais, na banda de rodagem e também nos ombros. Na prática, é feito um aproveitamento da carcaça, quando esta apresenta menos de sete anos de fabricação. Este é um requisito que só pode ser garantido por empresas que tenham credibilidade e uma boa reputação no mercado. Caso contrário, o motorista pode estar investindo naquele típico produto em que o barato pode sair bastante caro. Em resumo: o pneu remold é bom para casos bem específicos e apenas se for produzido por empresas confiáveis.
O pneu remold precisa respeitar todos os padrões dimensionais e de qualidade para que seja considerado seguro para uso. Se a opção do motorista for trocar seu pneu careca por um remold, ele precisará de sorte e paciência para encontrar um bom fornecedor.
Caso o pneu remold esteja fora dos padrões de segurança e desempenho estabelecidos, o motorista pode sim ter problemas, como inconsistência na dirigibilidade em estradas, baixa resposta de frenagem, risco de acidentes, problemas com aquaplanagem, desgastes irregulares, danos escondidos, entre outras situações.
Diferença entre recauchutagem, recapagem e remold
Existem diferenças básicas entre pneus que passam por processos de recauchutagem, recapagem e remold.
Na recauchutagem, o pneu é feito com uma carcaça e aplicação de um tipo de borracha não vulcanizada.
Na recapagem, o processo emprega borracha vulcanizada nos sulcos do pneu e borracha não vulcanizada nas demais áreas.
Já no remold, é feita uma completa reconstrução do pneu, com camadas de borracha não vulcanizada. O primeiro processo dá origem a um pneu recauchutado, o segundo gera um pneu recapado e o terceiro produz o pneu remold.
Durabilidade e descarte de pneus
Agora que já explicamos alguns conceitos importantes e evidenciamos quando o pneu remold é bom, é preciso falar também sobre durabilidade e descarte de pneus. O tempo de vida útil depende diretamente das características de cada pneu. Para conjuntos novos, há uma estimativa de durabilidade de até 60 mil km. Já no caso dos pneus remold, a vida útil pode ser até 30% menor.
Os motoristas também precisam ficar atentos ao descarte correto dos pneus, que deve ser feito de maneira ambientalmente correta, para evitar prejuízos à natureza. Os materiais devem ser destinados à reciclagem ou à logística reversa de seus fabricantes.
O ideal em todos os casos é investir em conjuntos de pneus novos, já que processos de remoldagem, recapagem e recauchutagem podem dar origem a pneus com desempenho inferior.
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