Tuning dentro da lei: como modificar um carro da maneira correta?

Carro com roda esportiva | Tuning dentro da lei: como modificar um carro da maneira correta?

Ele chama a atenção nas ruas e avenidas da cidade. O modelo adaptado, repleto de acessórios, se destaca entre os veículos “comuns”. A cada dia, aumenta a quantidade de carros tunados no Brasil. A expressão veio dos norte-americanos e nada mais é do que a arte de modificar um veículo.

As mudanças podem ser tanto no desempenho como na aparência. Mas, para transformar o carro, não basta comprar um jogo de rodas legal, trocar os pneus comuns por pneus esportivos ou envelopar o veículo. No Brasil, existem leis que regulamentam o assunto, e qualquer alteração automotiva precisa ser comunicada ao departamento de trânsito e deve constar no documento do carro.

Um modelo considerado de cor prata, caso seja envelopado com a cor azul e tenha mais de 50% de sua área alterada, precisa atualizar o cadastro. Caso isso não aconteça e o motorista seja parado em uma blitz, o automóvel pode ser apreendido.

Para evitar dor de cabeça, é importante fazer o tuning dentro da lei, antes de qualquer mudança. Até a troca dos pneus por um jogo mais esportivo precisa ser planejada.

Como investir no tuning dentro da legislação brasileira?

Como primeiro passo, antes de modificar o carro, o proprietário necessita de uma autorização prévia do Detran. Dependendo do Estado, o formulário pode ser solicitado pela internet.

Para evitar dúvidas, entre em contato com o órgão regulador de onde você mora. Esse primeiro contato é importante para ter certeza se o que você quer fazer em seu carro é possível de acordo com as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Ter essa autorização é importante para andar com o carro, até que o novo modelo seja aprovado na vistoria. Vale lembrar que qualquer um consegue dar entrada ao processo, mas contar com a ajuda de um despachante pode deixar o trâmite mais fácil.

Para o tuning dentro da lei, o automóvel deverá ser avaliado pelo Inmetro, que vai analisar todas as modificações feitas para saber se elas estão dentro dos padrões de segurança. Se a alteração ocorrer no motor, a emissão de poluentes também será analisada. Nesta etapa, separe R$ 450,00 para pagar a taxa. O tempo de legalização leva em média 45 dias.

O processo de personalização de um carro varia conforme o modelo e os sonhos do dono. Alguns se inspiram em filmes, como Velozes e Furiosos, franquia famosa por explorar os carros tunados.

Além de seguir as regras do jogo, para um tuning dentro da lei, é importante usar acessórios, peças e itens de qualidade. Para dar aquele toque especial, sem abrir mão de um bom custo-benefício, procure a melhor loja de pneus no Rio de Janeiro, a Dinamicar!

Vale a pena comprar acessórios pela internet?

Hoje em dia, muitos sites comercializam produtos automotivos, até mesmo de outros países. Algumas plataformas oferecem preços bem acessíveis, mas é preciso atenção e bom senso, pois o barato pode sair caro se a compra extraviar ou se a qualidade do produto for inferior ao que se esperava.

Na hora de equipar o seu carro, procure por uma loja que ofereça, além de preço e garantia, credibilidade e qualidade. A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, é o lugar certo para comprar os pneus que o seu carro precisa. Há anos no mercado, a empresa trabalha com as maiores marcas do segmento, como Pirelli, Michelin, Goodyear, Continental e Bridgestone.

Além disso, oferece vários serviços automotivos, como alinhamento, troca de baterias e de correias. Se você procura por pneus no Rio de Janeiro, é só visitar uma das nove lojas da Dinamicar Pneus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *