O óleo do motor é um dos complementos mais importantes do veículo, e exige um controle de uso rigoroso. Ele é o responsável por lubrificar a unidade motriz do veículo, e evitar que o atrito entre as peças a faça arrefecer, causando a famosa pane geral. A maioria dos casos de carros enguiçados e soltando fumaça nas grandes vias são resultado de uma manutenção precária do motor, e daí a importância da troca do óleo.
O nível do óleo precisa ser respeitado: nem acima, nem abaixo do estabelecido. O lubrificante precisa estar entre o limite mínimo e o máximo marcados na vareta. O excesso também faz mal, pois pode danificar peças e provocar vazamentos no motor, além de ser um gasto desnecessário. Cada fabricante determina a capacidade de óleo do reservatório (há uma grande variação, algumas marcas e modelos consomem de 3 a 10 litros) e o tempo de rodagem, que pode ser de 5 a 10 mil km.
Ainda é preciso determinar o tipo de óleo ideal para o carro. Mais uma vez é importante seguir a recomendação do fabricante, mas basicamente, existem quatro tipos, sendo eles: óleo mineral de base parafínico, óleo mineral de base naftênico, óleo mineral de base mista (semissintético), e o óleo sintético.
Passo a passo para verificação do óleo
Uma dica importante, principalmente para as mulheres motoristas: muitas vezes os frentistas dos postos de gasolina conferem o óleo com o motor quente. Nesta situação, o lubrificante ainda não desceu todo para o cárter (o reservatório), e isso dá a falsa impressão de que o nível está baixo.
Então, com o motor frio e em terreno plano, puxe a vareta do reservatório e verifique se o nível do óleo está entre o marcado mínimo ou máximo. Avalie também a cor da substância, que não pode estar muito densa, o ideal é que a aparência seja de um óleo mais claro. Se você fez a manutenção há pouco tempo e o nível está baixo, isso pode representar algum vazamento. Mesmo que não seja visual (chão da garagem sujo, por exemplo), o óleo pode estar sendo queimado no motor. Mas se a substância estiver clara e no nível correto, é só prestar atenção na quilometragem e rodar sossegado.
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