Troca de óleo: o que pode causar prejuízos

Submitted by Comandante on 9 de Março de 2020
9 de Março de 2020
Troca de óleo em carro | DINAMICAR PNEUS

A troca de óleo é essencial para garantir a melhor performance do motor do seu carro, pois através dela é realizada a lubrificação, limpeza e proteção na refrigeração do propulsor. Ou seja, óleos fora da validade ou abaixo do nível recomendado para o modelo do carro podem gerar grandes prejuízos, como, por exemplo, na durabilidade das peças do motor. Mas, como evitar esses prejuízos?

Excesso de óleo

É comum os frentistas verificarem o nível do óleo durante o abastecimento do carro. Mas esta checagem pode estar comprometida, uma vez que o lubrificante do carro demora a descer até o cárter (reservatório) quando o motor está quente, causando a impressão que o nível do óleo está abaixo do recomendado. Nesse momento, é comum as pessoas se enganarem e preencherem o recipiente com mais produto, levando ao excesso do óleo, que interfere na compressão interna do motor e no tempo da vida útil das peças.

Quando for verificar o nível de óleo no motor do seu carro, recomendamos que seja realizada com o carro mais “frio”. Espere ao menos 10 minutos para se certificar de que o lubrificante já chegou ao cárter do carro.

Óleo velho

Fique atento à validade da troca do óleo do seu carro! Isso porque o óleo velho impede a passagem do novo produto, criando um atrito entre as partes móveis, travam as válvulas e virabrequim, além de não abrir a corrente de sincronização.

Para que isto não ocorra, leia atentamente o manual do proprietário. Geralmente, é indicado a troca a cada 5mil km ou 10 mil km. Caso o limite não seja respeitado, a capacidade de lubrificação das peças internadas ficam comprometidas, levando ao atrito e desgaste precoce.

Não trocar o filtro de óleo

Muitos motoristas cometem o erro de não realizar a troca de filtro de óleo simultaneamente, já que o filtro anterior está sujo com resíduos de óleo oxidado e queimado, que comprometem o desempenho do motor.

Uso de aditivos no óleo

Erroneamente, muitos proprietários de veículos acreditam que misturar aditivo ao óleo do carro aumenta a sua eficácia. Essa prática pode causar perda na garantia do carro, pois gera depósitos de impurezas. Além disso, óleos de boa qualidade já possuem em sua composição pacotes de aditivos que atendem às necessidades do veículo.

Troca de óleo é na Dinamicar Pneus

A Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro, realiza a troca de filtros e óleo com produtos de qualidade. Nossos profissionais são qualificados e eficientes, proporcionando boas experiências com serviços automobilísticos. Conheça nossas lojas!