Você sabe quais são os componentes do sistema de distribuição do motor do seu carro, também chamado de sistema de sincronização? Se você não sabe, não tem problema, a Dinamicar, sua maior loja de pneus no Rio de Janeiro, vai te explicar: esse sistema é o que faz com que as válvulas de admissão e escape se movam em sincronia com os pistões, abrindo e fechando na hora certa, conforme o motor funciona.
A correia dentada, ou a corrente de distribuição, é a peça-chave nesse sistema, pois ela mantém a sincronização exata entre esses componentes do motor. Isso significa que ela é essencial para o mecanismo todo funcionar, já que ela evita que as válvulas e os pistões se choquem e causem danos ao motor.
Mas como saber quando é hora de trocar a correia dentada ou a corrente? Neste post, nós da Dinamicar, sua loja de pneus no RJ, vamos te explicar o que é a correia dentada, como identificar os sinais de desgaste e quando fazer a troca. Acompanhe!
Quais os principais componentes do sistema de distribuição?
O sistema de admissão, apesar de, à primeira vista, parecer um pouco complexo, não é tão difícil de compreender. Seus principais componentes são a correia ou corrente de distribuição, que ajuda a manter tudo funcionando em harmonia, e os tensores e polias de apoio, que garantem que a correia ou corrente esteja bem ajustada. Juntos, eles asseguram que as válvulas e os pistões trabalhem em sincronia, permitindo que seu carro funcione perfeitamente.
Confira também em nosso blog quais são os tipos de correias automotivas e como fazer a troca.
O que é a correia dentada?
A correia dentada é uma cinta de borracha ou nylon com pequenos dentes que se encaixam perfeitamente nas rodas dentadas do motor. Imagine-a como uma espécie de “coreógrafa” dentro do motor, ligando o eixo-comando de válvulas e o virabrequim (a peça que transforma os movimentos dos pistões em movimentos giratórios). Ela faz com que todas essas partes trabalhem em harmonia, garantindo que as válvulas de admissão e escape se abram e fechem na hora certa, em sincronia com os pistões nos cilindros.
A correia dentada é um componente vital para o funcionamento do motor, pois se ela se romper ou se desalinhar, pode causar sérios danos às válvulas, aos pistões e à cabeça do cilindro. Além disso, a quebra da correia dentada pode comprometer a segurança do motorista e dos passageiros, pois o carro perde potência e pode parar de funcionar repentinamente.
Qual a diferença entre a correia dentada e a corrente de distribuição?
A principal diferença entre a correia dentada e a corrente de distribuição reside na durabilidade e na manutenção. A correia dentada é mais silenciosa e econômica, porém requer substituições periódicas. Já a corrente de distribuição, que já é utilizada em muitos motores mais modernos e em carros de alta performance, é mais durável e não precisa ser substituída com tanta frequência, mas pode ser mais barulhenta e custosa de reparar em caso de falha. A escolha entre elas depende das preferências do fabricante e do tipo de motor.
Quais são os sinais de desgaste da correia dentada?
A correia dentada é uma peça que sofre desgaste natural com o uso e o tempo. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que indicam que ela precisa ser substituída. Alguns desses sinais são:
- Perda de potência do motor;
- Vibração excessiva do motor;
- Aumento do consumo de combustível;
- Ruído metálico ou estridente ao ligar o carro ou ao acelerar;
- Trancos ao trocar de marcha.
Se você perceber algum desses sintomas, leve o seu carro para uma revisão automotiva em um local de confiança, como a Dinamicar, seu autocenter e loja de pneus no RJ, para fazer uma avaliação da correia dentada. Não espere até que ela se rompa, pois isso pode resultar em um prejuízo muito maior para o seu bolso e para a sua segurança.
Quando trocar a correia dentada?
A recomendação geral é que a troca da correia dentada seja feita a cada 50 mil quilômetros rodados ou a cada cinco anos, o que ocorrer primeiro. No entanto, esse prazo pode variar de acordo com o modelo do carro, as condições de uso e as especificações do fabricante. Por isso, é importante consultar o manual do proprietário do veículo e seguir as orientações nele contidas.
Além disso, é recomendável fazer uma revisão periódica da correia dentada, verificando o seu estado de conservação, o seu alinhamento e a sua tensão. Essa revisão pode ser feita a cada 10 mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. Assim, você evita surpresas desagradáveis e prolonga a vida útil da peça.
Onde trocar a correia dentada?
Para trocar a correia dentada do seu carro com segurança e qualidade, conte com os serviços da Dinamicar Pneus. A Dinamicar Pneus é a sua Loja de Pneus no Rio de Janeiro. Vendemos Pneus Baratos de todas as marcas nacionais e importadas, para todo tipo de carro. Ligue para a nossa central de atendimento no botão aqui embaixo ou chame a gente no WhatsApp e solicite seu orçamento. Temos serviços automotivos para todos os modelos de carros, dos mais simples aos importados mais tecnológicos, incluindo manutenção de carros elétricos. Se você procura da troca de óleo de motor até os serviços mais detalhados de eletrônica automotiva, a Dinamicar Pneus é a melhor opção!
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