Existem tipos de pneus para carros elétricos e híbridos?

Estoque com vários tipos de pneus | Existem tipos de pneus para carros elétricos e híbridos?

Os carros elétricos e híbridos estão cada vez mais semelhantes aos veículos comuns. Por esse ponto de vista, não seriam necessários tipos de pneus específicos para eles. Por outro lado, o conceito sustentável por trás deles tem o poder de influenciar todo o consumo de peças e acessórios para modelos mais econômicos.

A Dinamicar é uma loja de pneus no Rio de Janeiro onde você encontra diversos modelos projetados para consumir menos combustível. Veja neste artigo algumas características de pneus que se adaptam bem aos modelos elétricos.

Menor resistência ao rolamento

A preocupação em reduzir o consumo dos carros e, consequentemente, diminuir a emissão de gás carbônico não é uma preocupação apenas das montadoras. Os pneus também podem fazer a diferença no consumo do veículo. Um dos pontos chave dessa relação está no rolamento do pneu no solo.

Quanto menor a resistência ao rolamento, menor o consumo de combustível. Quem já andou de bicicleta sabe que, quanto mais vazio o pneu, mais força é preciso fazer ao pedalar. A força que o automóvel exerce para sair do lugar também está relacionada ao nível de deformidade do pneu.

No caso dos carros elétricos, não há a queima de combustível. Ainda assim, é preciso economizar, afinal quanto menos eletricidade um veículo gastar por quilômetro rodado, melhor.

Nível de ruído

Além da preocupação com o consumo, carros elétricos têm outra particularidade que se relacionam diretamente com os pneus: o nível de ruído. Como não possuem motor a combustão, o barulho no interior do veículo é bem menor. Isso faz com que o som que vem das rodas cause desconforto aos passageiros e ao motorista.

Esse problema, no entanto, também ganhou espaço no desenvolvimento das fabricantes de pneus. O ruído deve ser encarado como algo comum nos automóveis. Eles são resultado do contato entre os pneus e a rugosidade do asfalto. Há, no entanto, maneiras de fazer com que esse som chegue ao interior do veículo com menor intensidade.

A solução encontrada por uma das fabricantes foi colocar uma camada de espuma no interior do pneu. Com ela, parte da vibração provocada pelo atrito no solo é retida e não chega à cabine do carro.

Tipos de pneus específicos

O tipo de pneu ideal para carros elétricos e híbridos, portanto, precisa ter essas duas características. A Continental é um exemplo de fabricante que já desenvolve modelos específicos para esses tipos de carro. O principal objetivo é atingir as montadoras que produzem os veículos livres de emissão de CO², e o argumento para isso: esses pneus podem aumentar em até 6% a autonomia de carros elétricos.

São dois tipos de pneus: um voltado para modelos elétricos, com 20 polegadas e resistência ao rolamento aproximadamente 30% menor do que os pneus convencionais. Já os modelos híbridos têm 17 ou 18 polegadas e resistência ao rolamento com desempenho inferior mas, ainda assim, muito bom, aproximadamente 20% menor do que os modelos comuns.

A Dinamicar tem o melhor para o seu carro

A Dinamicar é uma loja de pneus no Rio de Janeiro localizada no Rio de Janeiro que oferece diversos tipos de serviços para o seu carro. Faça uma visita a uma de nossas lojas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *