Terminal de direção: o que é e quais os cuidados ideais?

Enviado por Comandante em 18 de Dezembro de 2020
18 de Dezembro de 2020
Terminal de direção | DINAMICAR PNEUS

Assim como todas as peças de um veículo, o terminal de direção tem um tempo determinado de utilização. Sendo assim, é fundamental estar atento ao momento de realização da troca. No entanto, é possível tomar alguns cuidados para prolongar a vida útil desse importante item. Iremos apresentar neste texto as devidas precauções que você deve ter para evitar o rápido desgaste do terminal de direção. Confira!

O que é terminal de direção?

O terminal de direção é composto por pequenas peças que têm a função de interligar o sistema de direção às rodas, viabilizando os movimentos angulares do automóvel. Fazendo parte do sistema de suspensão automotiva, ele garante estabilidade, segurança e melhor desempenho de condução ao motorista. O terminal de direção é formado pelos seguintes itens: corpo de aço, pino esférico laminado, coifa de borracha, graxa e bucha de policetal.

Consequências do desgaste do terminal de direção

Quando está desgastado, o terminal de direção pode ser motivo de acidentes. Isso porque causa folgas, gerando uma trepidação na direção, em que o motorista pode sentir no volante ao dirigir. Quando há uma folga crítica, o pino mestre pode sofrer uma ruptura. Assim, o condutor perde completamente a direção. Outro prejuízo da folga que ocorre por causa do desgaste é encontrado nos pneus, que são danificados mais rapidamente. Além disso, itens da suspensão são deteriorados, como os coxins e as buchas de balanças.

Cuidados com o terminal de direção

Para evitar passar pelos problemas citados acima, é importante tomar os devidos cuidados. Dessa forma, é fundamental fazer a manutenção preventiva, que pode ser realizada anualmente ou a cada 10 mil quilômetros rodados. No entanto, conferir qual é a indicação do fabricante no manual do carro é o ideal.

Quando o serviço de suspensão for feito, sendo no terminal de direção, nos pivôs ou em outros elementos, o alinhamento também deve ser efetuado. Além disso, quando seu automóvel estiver passando pelo serviço de revisão, é necessário lembrar de substituir os amortecedores e as molas. Quando é feita a troca de apenas um desses dois itens, há uma desproporção, provocando danos ao carro.

Manutenção do terminal de direção e sistema de suspensão

Para manter a segurança na condução do automóvel, é indispensável realizar a manutenção preventiva do terminal de direção. Sendo assim, você pode fazer o serviço do sistema de suspensão automotiva na Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Além desse serviço, também efetuamos a revisão e o check-up geral. Para receber nosso atendimento personalizado, vá em uma de nossas lojas, que ficam em Botafogo, Campo Grande, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Olaria, Vila Valqueire, Maracanã, Recreio e na Barra da Tijuca.

Categorias