Ter uma roda maior aumenta o consumo de combustível?

pneu do carro preto em detalhe | Ter uma roda maior aumenta o consumo de combustível?

Economizar no combustível é uma das principais metas de todos os motoristas, mas, para atingi-la, é necessário atentar-se a uma série de fatores.

Pequenas adaptações no veículo e em sua estrutura podem acabar causando uma grande diferença na quantidade de combustível que ele consome para se locomover. Confira algumas dessas mudanças a seguir.

Ar-condicionado: manter o interior do veículo sempre refrigerado e agradável ao motorista e aos seus passageiros é ótimo, mas esse conforto acaba consumindo, e muito, o combustível do automóvel.

É muito importante mencionar que diminuir a temperatura do ar-condicionado não impacta no consumo, já que os dutos do veículo e seu filtro de cabine continuarão funcionando. Para que o motorista economize verdadeiramente, é imprescindível desligar por completo a refrigeração.

Sobrepeso: um outro fator muito importante e que deve ser considerado pelos condutores que buscam redução de combustível é o excesso de carga ou de pessoas no automóvel.

Quando o veículo precisa se deslocar com um grande volume de peso, o consumo também acaba sendo maior, o que ocasiona um gasto superior de gasolina ou álcool.

Equipamentos com defeito: algumas peças podem alterar consideravelmente o consumo de um veículo caso elas apresentem algum tipo de falha ou falta de manutenção. Por esse motivo, é válido ficar atento à revisão periódica do automóvel, levando o carro para um check-up preventivo regularmente.

Roda grande: além desses três fatores já listados, existe um quarto elemento que causa dúvidas nos motoristas: será que roda maior aumenta o consumo de combustível? Para muitos especialistas, isso é um mito, mas, em alguns casos, a estrutura da roda agrega mais peso ao veículo e causa alteração no consumo de combustível.

Por que alterar a roda causa um aumento no combustível?

A relação entre a roda maior e o aumento do consumo é simples. Rodas com circunferência superior tendem a precisar de mais aceleração para conseguirem girar e movimentar o veículo. Ou seja, para causar esse aumento de aceleração, o condutor acaba usando mais o pedal e, consequentemente, gasta mais combustível.

Além disso, é importante mencionar que rodas maiores são mais largas por uma questão proporcional, ou seja, tem mais contato com a pista, o que também contribui para o consumo.

O que motiva a mudança do tamanho da roda?

Normalmente, quem recorre a uma roda de tamanho maior leva em conta somente a estética do veículo. Em poucos casos, o condutor faz a troca da peça para ter mais desempenho em seu automóvel.

Por esse motivo, vale ponderar se o visual do carro é mais importante para o motorista do que sua economia com os gastos originados a partir do consumo elevado do combustível.

Em quais carros essas rodas são utilizadas?

As rodas maiores podem ser usadas em veículos de diferentes tamanhos e modelos, mas comumente elas são aplicadas em automóveis SUV — Sport Utility Vehicle — que são opções mais robustas e com maior espaço interno. Além disso, veículos com tuning também costumam passar por essas alterações.

Como saber mais sobre rodas e outras peças automotivas?

Uma das empresas que trabalha com rodas e muitas outras estruturas para veículos é a Dinamicar Pneus. São muitos anos ofertando produtos de ótima procedência aos consumidores e realizando serviços eficientes e de qualidade.

Entre os diferenciais da empresa estão: o custo-benefício dos seus trabalhos e o atendimento diferenciado e exclusivo. Os interessados podem mandar uma mensagem no WhatsApp oficial da Dinamicar Pneus, enviar um e-mail ou fazer uma ligação, solicitando uma conversa com a equipe especialista que atua no local. Essa assessoria e o orçamento são gratuitos e feitos de maneira exclusiva e sob medida. Faça contato com a melhor loja de pneus no Rio de Janeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *