Sonda lambda: para que serve?

Submitted by Comandante on 23 de Agosto de 2019
23 de Agosto de 2019

Ouvir falar sobre falar sonda lambda pode soar estranho para os que não possuem conhecimento sobre carros. No entanto, é uma importante ferramenta que garante a qualidade e funcionalidade adequada do seu veículo. Ter uma sonda lambda com um bom desempenho é essencial para evitar falhas que podem até mesmo pôr em risco a vida de motoristas e passageiros. Continue lendo este texto e saiba mais sobre o que é a sonda lambda e sua importância para veículos.

Afinal, o que é sonda lambda

A sonda lambda faz parte do importante sistema de injeção eletrônica do veículo. Este sistema é o responsável pela alimentação de combustível, necessário para que o motor funcione em todas as suas fases. Devido sua importância, é um sistema que carece de cuidados, atenção e revisões recorrentes.

Como funciona a sonda lambda?

A sonda lambda é responsável pela medição do oxigênio presente nos gases que são liberados pelo motor e pela consequente comparação com a amostragem do sensor. Com base nessas informações, é feito um cálculo estequiométrico para garantir o pleno funcionamento do motor. Resumindo, a sonda lambda é responsável pela mistura ideal entre ar e combustível.

Quando ocorre de a funcionalidade da sonda lambda se tornar irregular ou parar totalmente, a tendência é que se acumule muito ar e pouco combustível. Quando isso acontece, é bem possível que o motor do veículo não produza toda a potência necessária para o funcionamento pleno, o que faz com que tenha o carro possa vir a apresentar um mau desempenho no futuro.

Por esta razão, a sonda lambda é tão importante,pois ela garante que o motor do seu carro funcione da forma como foi projetada.

O que é o fator lambda

A sonda lambda funciona baseada no cálculo do fator lambda. Esta relação é o cálculo realizado pela razão de equivalência entre a mistura de ar e combustível real e o valor que o sistema considera ser ideal. Este fator pode apresentar três resultados diferentes: mistura rica, ideal ou pobre. Esta leitura é essencial para o funcionamento do motor.

A importância de revisões periódicas

Por ser um sistema essencial para o bom funcionamento do veículo, a injeção eletrônica e a sonda lambda precisam ser revisadas regularmente. Na Dinamicar Pneus, a maior loja de pneus no Rio de Janeiro, há profissionais preparados e experientes para realizar esta manutenção. Por haverem muitas peças compondo o sistema, o computador de diagnóstico Kaptor 2000 é necessário para detectar, com precisão, problemas na injeção. Não pense duas vezes, faça a manutenção periódica do seu veículo. Procure agora mesmo a Dinamicar Pneus mais próxima e agende seu horário!

Categorias