Clique e ligue já Cobrimos a concorrência
Contato via WhatsApp
X
Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp







    Sistema elétrico: cuidados e manutenção

    O sistema elétrico veicular é responsável por fornecer a energia necessária para que o carro possa se locomover e fazer com que os acessórios funcionem. Em média, cerca de 1000 metros de fio fazem a união dos componentes elétricos. Todos os fios possuem cores variadas para facilitar a identificação de onde cada um fica alojado.

    Somente os cabos que são ligados à bateria e os cabos de alta tensão da ignição apresentam cores únicas. Cada cor dos fios representa um código de identificação, para facilitar a localização do circuito ao qual pertence, facilitando a execução do reparo.
    Funcionamento do sistema elétrico
    A bateria é responsável por armazenar energia e fornecê-la ao automóvel quando o motor estiver parado. Quando o carro desenvolve acima da marcha lenta, o alternador fica encarregado em suprir a energia do automóvel e carregar a bateria. O sistema elétrico é fundamental para manter funcionando as luzes, limpadores e outros acessórios que necessitem de energia.

    Quando o motor está parado, é gerada no veículo uma tensão através da bateria de 12 volts, já com o alternador funcionando é gerada uma corrente de aproximadamente 14,8 volts, e, incluindo a energia gerada através do sistema de ignição, essa tensão é elevada para 30.000 volts.

    O sistema elétrico produz a faísca necessária para a combustão dos cilindros, além de possibilitar a partida do veículo através do motor de arranque. O sistema elétrico dos veículos é divido em cinco circuitos: circuito de ignição, circuito de arranque, circuito da carga da bateria, circuito das luzes e circuitos acessórios. Cada conjunto de fiação é acionado pelo interruptor de ignição e protegido por um fusível.
    Partida no motor em dias frios

    Em dias muito frios o sistema elétrico precisa de mais força para funcionar e dar a partida do veículo. Esse fenômeno ocorre porque o óleo do motor fica em estado mais denso, exigindo mais do motor de partida. Caso o arranque esteja com problema, o carro não irá pegar. A bateria descarregada em alguns casos não é sinal de defeito, é preciso verificar se está ocorrendo alguma fuga de carga.
    Cuidados com o sistema elétrico dos veículos

    Nunca ligar o veículo com componentes elétricos em funcionamento
    Caso o motor não funcione, espere alguns segundos até a próxima tentativa
    Não force a partida

    Loja de Pneus no Rio de Janeiro
    Caso o veículo não pegue na primeira tentativa, espere alguns segundos antes de tentar novamente, e, se o problema persistir, confira se há algum cabo ou conector solto. Se nada funcionar, leve o veículo até uma oficina especializada para diagnosticar o problema.

    Geralmente, o problema mais comum é a descarga excessiva da bateria, provocada pelo excesso de equipamentos instalados ou fuga de corrente por alguma parte do chicote. A manutenção do seu carro está garantida na Dinamicar Pneus, contamos com profissionais qualificados para fornecer à você o melhor atendimento. Visite a nossa loja de pneus na Barra da Tijuca, uma das 7 unidades Dinamicar Pneus, e comprove a qualidade dos nossos serviços.

    Desenvolvido por Agência de Marketing Digital Fizzing