Sistema elétrico do carro: como manter o funcionamento?

Enviado por Comandante em 24 de Fevereiro de 2021
24 de Fevereiro de 2021
Sistema elétrico do carro | DINAMICAR PNEUS

Provavelmente, você já passou por algum problema com o sistema elétrico do carro. Não é raro ver pessoas que já tiveram as experiências do rádio novo apresentar defeito ou das lâmpadas queimarem frequentemente por causa disso. Para evitar essas situações, é possível ter alguns cuidados que ajudam a manter o bom funcionamento desse sistema. Confira quais são neste artigo!

Como funciona o sistema elétrico do carro e de quais maneiras posso conservá-lo?

O sistema elétrico do carro funciona a partir do momento em que o motorista gira a chave de ignição. Assim, é acionada a bateria, componente que é considerado o coração do veículo. Ela envia energia elétrica para os outros itens do sistema, como distribuidor, bobina e alternador. Além disso, é responsável pelo funcionamento de vidros elétricos, travas elétricas das portas, luzes da cabine, comando de setas, rádio, painel e lâmpadas de freio, ré e lanterna. Por ser um sistema tão importante, é fundamental saber como conservá-lo. Veja as dicas abaixo!

Não dê partida de imediato

Antes de dar a partida, verifique se você deixou acionado algum item elétrico, como faróis, rádio e ar-condicionado automotivo. Se sim, desligue. Assim, evita-se danos ao sistema elétrico. Na verdade, o ideal é desativar cada um antes mesmo de desligar o motor. Dessa forma, é possível reduzir o risco de queimar as lanternas e luzes de freio e seta. Outra dica é, primeiramente, iniciar o sistema de ignição, aguardar entre 5 e 10 segundos e, somente após essas etapas, dar a partida.

Mantenha o reservatório de partida a frio sempre abastecido

O momento da partida é quando o sistema elétrico gera maior esforço. A frio, a bateria é ainda mais exigida e sobrecarregada. Isso porque, em baixas temperaturas, a ignição acontece com certa dificuldade, principalmente no caso de carros bicombustíveis movidos a etanol. Por isso, é essencial que você sempre abasteça o reservatório com gasolina aditivada.

Substitua as lâmpadas queimadas o mais rápido possível

Assim que uma das lâmpadas queimar, faça a troca. Não espere por muito tempo. Isso deve ser feito logo, pois o circuito elétrico é mantido em aberto quando um dos itens apresenta esse dano. Com isso, há fuga de corrente e a bateria descarrega mais rapidamente.

Troque a bateria regularmente

A bateria dura em torno de até 2 anos. No entanto, esse tempo pode ser reduzido se o veículo tiver muitos agregados eletrônicos. É importante que você troque a bateria periodicamente. Além disso, use sempre o modelo ideal para o seu automóvel. Ou seja, aquele que possui os mesmos atributos de fábrica. Isso é necessário para que o sistema elétrico tenha um bom funcionamento.

Faça a manutenção preventiva do sistema elétrico do carro

Seguindo as dicas apresentadas, o sistema elétrico do carro funcionará por mais tempo. Evite danos fazendo essa manutenção preventiva sempre que for preciso. Para isso, conte com a Dinamicar Pneus, loja de pneus no Rio de Janeiro. Nossos experientes profissionais podem verificar todos os itens do sistema elétrico do seu veículo, a fim de averiguar possíveis falhas. Sempre que desejar trocar a bateria, uma das principais peças, procure uma de nossas 9 lojas. Para mais informações sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!

Categorias