Quais são os sintomas de embreagem com problemas?

Pe acionando pedal embreagem do carro | Quais são os sintomas de embreagem com problemas?

Um dos primeiros sinais de que a embreagem do seu carro não está funcionando como deveria é a dificuldade em passar a marcha. É aquela famosa travada na hora de alternar a potência do motor. Mas existem outros sintomas de embreagem com problemas que podem ser observados no dia a dia.

Com o uso frequente do carro, é comum que o proprietário se acostume com certos macetes, como, por exemplo, a forma de passar a marcha no veículo. Com esse conhecimento, é normal que qualquer alteração que apareça acabe se destacando.

O pedal da embreagem rígido é um deles. O problema pode ser provocado pela falta de lubrificação ou até mesmo pelo desgaste do cabo da embreagem. Adiar a data da manutenção é bem prejudicial para o carro, pois a peça pode quebrar.

Atenção aos sintomas de embreagem com problema

O carro fala de várias formas. Além do físico, como o pedal rígido, a embreagem pode fazer um ruído. Não é comum, mas pode acontecer e geralmente vem acompanhado de outro problema, como a dificuldade em alternar as marchas. O barulho é sutil, como um chiado, e é resultado do desgaste no rolamento.

Atingir esta etapa é um sinal de que é o momento de providenciar a troca completa do kit. Entre os sintomas de embreagem com problemas, o motorista também pode ter a sensação de que ela está patinando, deslizando. O problema é frequente e é provocado pelo excesso de resíduos que impede que o disco da embreagem seja freado pelo platô.

Com o uso, é normal que as peças do carro apresentem defeitos e necessitem de substituições. Cada uma tem a sua durabilidade prevista, mas, muitas vezes, o prazo pode ser encurtado devido à forma como o carro é usado.

Evite desgastes desnecessários

Muitos problemas na embreagem estão relacionados aos vícios do condutor. Acionar o pedal toda vez que frear o veículo, mesmo sem a redução de marchas, é ruim para a mecânica. Descansar o pé no mecanismo enquanto dirige também provoca avarias no carro. O simples encostar já é suficiente para acionar o sistema. Se o ato for rotineiro, não tenha dúvidas de que ele vai provocar o desgaste do disco.

Segurar o carro engatado, com o pé no freio enquanto aguarda o semáforo abrir, também é ruim. Sempre que precisar aguardar por mais tempo, prefira acionar o freio de mão e deixar o carro desengatado.

A embreagem é um dos sistemas mais importantes no veículo. É através da embreagem que o motor do carro ganha força. Por isso, fazer a manutenção regularmente é fundamental para o funcionamento total do veículo.

Acompanhe o desgaste das peças

Procure levar o seu carro ao mecânico a cada 6 meses e siga as trocas de óleo recomendadas pelo fabricante. A cada 10 mil quilômetros rodados, por exemplo, é uma boa sugestão a seguir para conferir se tudo está correto. Mas, caso perceba algo de anormal neste meio tempo, não tenha dúvidas em consultar o seu mecânico de confiança.

Alguns modelos podem sofrer sérios danos na parte mecânica caso a solução de um problema seja postergado por muito tempo. Para evitar o efeito dominó, procure por quem é especialista no assunto.

No Rio de Janeiro, a Dinamicar Pneus conta com nove lojas espalhadas pela região metropolitana e pela Baixada Fluminense. O centro automotivo oferece vários tipos de serviços, como alinhamento com tecnologia 3D, suspensão automotiva e injeção eletrônica.

Na Dinamicar Pneus, você pode fazer aquela revisão antes de pegar a estrada ou solicitar os cuidados periódicos e preventivos para o veículo. Além disso, a loja oferece uma grande variedade de pneus e trabalha com as grandes marcas do mercado, como: Pirelli, Michelin, Bridgestone e Continental. Essa loja de pneus no Rio de Janeiro é referência e possui profissionais especializados. Conte com a credibilidade, a qualidade, o preço e a garantia da Dinamicar Pneus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *