Você sabe o que significam os números do pneu?

Você sabe o que significam os números do pneu?

Você que tem carro já deve ter se perguntado o que significam os números do pneu. Eles trazem informações que são de muito valor. É a hora de conhecer melhor sobre eles e entender quais são as letras que também aparecem. São algumas das características mais importantes para o seu veículo.

Indicação de medidas

As indicações de um pneu são medidas em aros, largura e tamanho da parede de um pneu — que também pode ser chamada de perfil. Como exemplo, vamos tomar o modelo 185/70R14.

  • A referência para o 185 indica que o pneu tem 185 mm de largura.
  • O 70 indica a porcentagem referente à relação entre a largura e a altura do flanco. Se esse pneu tem185 mm de largura, a altura do flanco é 70% desse valor: 129,5 mm.
  • E o 14, ao lado da letra R, significa que o pneu apresenta 14 polegadas de diâmetro. Ou seja, é um pneu de aro 14.
  • Quanto à letra R presente nesta descrição, quer dizer que o pneu tem o modelo conhecido como radial. Ou seja, as lonas da sua carcaça estão relacionadas perpendicularmente na direção do centro do pneu.

Qual o significado das letras P, LT, ST e T?

No pneu de um carro, também existem as informações sobre as medidas dele, e correspondem a um código de classificação internacional. É uma classificação opcional, portanto, não está presente em todos os pneus. Mas em alguns, é possível que haja algumas letras em sua estampa.

As letras podem ser P, LT, ST e T, que são iniciais de palavras em inglês. P (Passenger Car) é indicada para carros de passeio. L, de Light Truck, é para as caminhonetes. Já a sigla ST, de Special Trailer, indica que o pneu é voltado para alguns tipos de trailers, que não são tão comuns no Brasil. E a letra T, de Temporary, indica que é um pneu para ser utilizado em emergências, também conhecido como estepe.

Significado para outras palavras presentes nos pneus

Além de entender o que significam os números do pneu, há também a presença de algumas palavras em inglês, que indicam outras informações nos pneus.

Uma delas é Treadwear, um índice que visa classificar a resistência do pneu, através da avaliação de um desgaste natural. É difícil definir precisamente o tempo que um pneu poderá durar sem precisar levar em conta fatores como o balanceamento, calibragem e condições das estradas onde estiver se locomovendo. De maneira geral, este índice visa definir a resistência dos pneus através de testes feitos em laboratório. Quanto maior for este índice, maior vai ser a durabilidade.

Se aparecer a palavra Traction, quer dizer que o pneu pode andar em pista molhada. São realizados testes em pistas nessas condições, e o pneu recebe uma nota, que pode variar de AA até C, sendo AA voltado para o maior nível de aderência, e C representará o menor índice.

A palavra Tube Tybe (que é representada pela sigla TT) indica que o modelo de pneu possui câmara de ar. Essa tecnologia está sendo substituída por outra, a Tubeless, mais utilizados hoje em dia, pois não usam a câmara.

Informações sobre a qualidade do seu pneu

Com estas dicas, agora você sabe o que significam os números do pneu. Isso é essencial para entender melhor o funcionamento deste elemento tão importante para o seu veículo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *