Alinhamento, balançeamento, camber e caster

Submitted by Comandante on qui, 01/08/2019 - 09:16
Alinhamento veicular
Alinhamento, balançeamento, camber e caster
Carro em processo de alinhamento de pneus

Alinhamento

  • O alinhamento se dá quando não há desvios nos componentes;
  • Evita desgaste desigual dos pneus e aumenta a vida útil do composto;
  • Evita desgaste acentuado e prematuro do conjunto da suspensão do carro;
  • Para um alinhamento 100% eficaz, é preciso que todas as peças da suspensão estejam íntegras;

Balanceamento

  • Deve ser feito a cada troca de pneus, além de reparo em câmaras ou em pneus já rodados;
  • Quando forem identificadas vibrações ou ressonâncias;
  • Sempre que elementos do conjunto rodante forem substituídos (por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc).

Camber

É avaliada a inclinação da roda em relação ao plano horizontal. Quando está de acordo com os padrões de fábrica:

  • Evita desgaste desigual do pneu
  • Evita perda de estabilidade do controle
  • Evita aumento do consumo de combustível

Caster

É o alinhamento da roda em relação ao plano vertical. Quando está de acordo com os padrões de fábrica:

  • Evita a perda de firmeza e estabilidade ao dirigir;
  • Evita que a direção fique pesada demais;

O caster raramente sofre alterações durante a vida útil, a não ser em caso de grande deformação do conjunto de suspensão.

Veja Nossas Lojas

Interessado nesse serviço? Então veja a loja Dinamicar Pneus mais próxima de você

Ver agora