Para que serve o retrovisor tilt down?

Submitted by Comandante on 31 de Julho de 2020
31 de Julho de 2020
Retrovisor Tilt Down | DINAMICAR PNEUS

Você é daqueles motoristas que, digamos, não têm as melhores habilidades na hora de “fazer a baliza” e estacionar o veículo em uma vaga mais apertada? Frequentemente raspa o pneu ou roda no meio-fio, ficando com aquelas avarias que comprometem a estética? Então o retrovisor tilt down é uma ótima pedida para você!

Se no texto anterior apresentamos o protetor de roda, que lida com a consequência, diminuindo as avarias causadas por raspagens no meio-fio, que tal atuar na origem e melhora o desempenho na hora de estacionar? Por isso trazemos neste texto um dos assistentes de estacionamento mais utilizados e bem-sucedidos: o retrovisor tilt down!

Quando foi lançado o retrovisor tilt down?

O retrovisor com a tecnologia tilt down foi lançado em 2011 pela Volkswagen, no Polo, uma de suas linhagens mais bem-sucedidas. Desde então, outras montadoras também adicionaram mecanismos semelhantes, como a Fiat, por meio do Fiat Argo.

Como funciona o retrovisor tilt down?

Mas como funciona o retrovisor tilt down? Em tradução literal, “tilt down” significa inclinação para baixo. Pois é justamente este o cerne de seu mecanismo de funcionamento. Quando o motorista aciona a marcha à ré, o retrovisor do lado direito (lado do carona) inclina-se para baixo, fazendo com que o motorista não tenha que ajeitá-lo sempre que for manobrar e que obstáculos, como o meio-fio, possam ser vistos com maior clareza.

Mas não é somente em situações de colocar o carro na vaga que o tilt down é útil, uma vez que o motorista pode ter que acionar a marcha à ré em diversos outros momentos, como na hora de efetuar uma manobra de 180 graus ou mesmo no meio do trânsito, especificamente quando um obstáculo à sua frente não pode ser contornado somente com a torção do volante para os lados.

Evolução tecnológica do retrovisor tilt down

O aparato tecnológico do retrovisor tilt down vai muito além de se “inclinar para baixo”. Com o passar dos anos, a tecnologia foi se sofisticando e trazendo diversos benefícios para o motorista. Ao passo que em modelos mais simples o retrovisor somente se inclina para baixo tendo como referência a altura-padrão do meio-fio, em versões mais sofisticadas é possível haver uma memorização da inclinação de acordo com os padrões do motorista, considerando tanto o meio-fio quanto as próprias rodas do veículo.

Além disso, em versões mais recentes também há o retrovisor tilt down no lado do motorista (afinal de contas, nem sempre as vagas estão à direita). Os mecanismos de inteligência artificial do veículo também estão presentes em versões do sistema tilt down que retornam o retrovisor à posição inicial se determinada velocidade for ultrapassada, afinal de contas às vezes é necessário utilizar a ré com velocidades maiores do que aquelas reduzidíssimas do momento de estacionar. Por exemplo, quando se manobra em vias de maior velocidade.

Com o avanço dos assistentes de estacionamento, surgiu inclusive a câmera de ré, que representou um enorme avanço. O mais curioso é que em muitos veículos a câmera de ré simula o retrovisor tilt down, especificamente quando a câmera amplia (“dá um zoom”) na parte inferior da tela, focando justamente elementos como o meio-fio e as rodas.

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